Univers. Suecas Lançam Desafio p/Atrair Estud. Brasileiros

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (02/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informando que Universidades Suecas lançam desafio para atrair Estudantes Brasileiros.

Duda Falcão

Universidades Suecas Lançam Desafio
Para Atrair Estudantes Brasileiros

02/04/2013 - 13:00

Universidades suecas lançaram o desafio Suécia-Brasil Sem Fronteiras. A competição na internet tem o intuito de atrair estudantes brasileiros interessados em participar do programa Ciência sem Fronteiras no país nórdico. As inscrições vão até domingo (7). 

Para entrar no desafio o estudante deve se cadastrar no site e criar uma conta. Em seguida, responde a questões sobre conhecimentos gerais, indústria, educação, inovação e curiosidades sobre a Suécia e as relações sueco-brasileiras, além de escrever um depoimento pessoal com, no máximo 300 palavras, para compartilhar nas redes sociais. Seis finalistas serão escolhidos e deverão gravar um vídeo de dois minutos sobre o tema “Escolha uma invenção sueca e nos conte como ela facilita sua vida no Brasil”. As regras de participação estão detalhadas online

Os dois primeiros colocados no desafio vão ganhar viagem de uma semana para o país europeu, com passagens e acomodação pagas. Lá terão oportunidade de fazer visitas a empresas e universidades. Além disso, os finalistas concorrerão a uma vaga de estágio de um mês no Centro de Pesquisa e Inovação Brasil-Suécia (Cisb), fundado pela Saab, empresa sueca líder em tecnologia nos setores aeroespacial, defesa e segurança civil.

Entre as instituições suecas parceiras na ação está a Uppsala, que figura entre as top 100 do Academic Ranking of World Universities 2012. Também são associadas: Chalmers, KTH, Linköping, BTH, Borås, Lund, Linné, Luleå, Malmö, Mitt Universitetet, Mälardalen, Skövde e Umeå.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários

  1. Chega a ser intrigante.

    Se de um lado, reclamam de falta de mão de obra, "apagão" de mão de obra e coisas do gênero, do outro continuam aumentando as possibilidades de formação de cientistas do mais alto nível.

    Enquanto isso, esse mesmo "governo" que usa essa espécie de "bolsa família da ciência" para ganhar votos dos bolsistas, restringe cada vez mais a área de atuação dos mesmos, negando os recursos que o PEB necessita.

    Realmente essa estratégia, ou é muito elaborada ou muito "tosca". Seja como for, já está passando da hora dos diretamente interessados se manifestarem. Afinal de que adianta mestrados, doutorados e pós doutorados, se não existe mercado de trabalho?

    Att.

    ResponderExcluir

Postar um comentário