Petrópolis Recebe os Primeiros Pluviômetros do CEMADEN

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (15/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que Petrópolis (RJ) recebe os primeiros pluviômetros do CEMADEN.

Duda Falcão

Petrópolis Recebe os Primeiros
Pluviômetros do CEMADEN

Rodrigo PdGuerra
Ascom do MCTI
15/04/2013 - 10:46

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI) inicia nesta semana a entrega de pluviômetros semiautomáticos em Petrópolis (RJ). Em março último, deslizamentos de terra deflagrados por chuvas muito fortes (500 mm/24horas) causaram 34 mortes no município da região serrana fluminense.

A ação integra o projeto Pluviômetros nas Comunidades, lançado em dezembro de 2012, quando o CEMADEN contratou a aquisição de 1.100 pluviômetros semiautomáticos. Instalados em áreas de risco, os equipamentos serão operados por grupos locais especialmente treinados por técnicos do CEMADEN e da Defesa Civil.

Agentes comunitários indicados pela prefeitura municipal farão o monitoramento direto das chuvas e receberão orientações de como fazer a leitura e como proceder em situações de alerta. A ideia é promover o engajamento, aumentar a conscientização e melhorar a capacitação da comunidade para lidar com situações adversas.

“Essa iniciativa eleva a condição dos moradores de enfrentar os riscos gerados pelas chuvas, além torná-los protagonistas de ações de preparação e prevenção”, avalia o diretor do CEMADEN, Agostinho Ogura.

Segundo ele, o MCTI começará a instalar este ano os pluviômetros automáticos em diversas áreas de risco sujeitas a desastres naturais. Ao contrário dos semiautomáticos, que dependem de uma pessoa para fazer a leitura das chuvas, esses equipamentos transmitem ao CEMADEN, de forma automática, os dados de chuvas registrados em pluviômetros que serão instalados nas áreas de risco em municípios monitorados.

Serão fornecidos e testados os pluviômetros do primeiro lote de 280 equipamentos dos 1.500 pluviômetros automáticos adquiridos em dezembro de 2012, que irão incrementar a cobertura da rede de medidores de chuvas e o monitoramento de situações de risco realizado pelo CEMADEN.

As ações desenvolvidas pelo MCTI dizem respeito ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Olha ai Marcos, seu estado amigo. Creio que você queira comentar essa notícia, mas desde já, de minha parte, espero que essa notícia tenha algum fundo nobre e vale dizer que antes tarde do que nunca (êta frase chata que já virou slogan nesse país), isto é, se não for propaganda enganosa com objetivo de colher frutos eleitoreiros, afinal desse governo podemos esperar tudo, né verdade? A palavra é sua amigo, e de quem mais quiser comentar.

Comentários

  1. É amigão, esperemos que exista algo de nobre na iniciativa, apesar de tardia e no meu ponto de vista ínfima em relação ao tamanho das sucessivas tragédias.

    Esses pluviômetros, podem servir para alarmar o pessoal com alguma antecedência e permitir que eles deixem suas casas humildes às pressas reduzindo as perdas à parte material (menos mal), mas o certo, seria que os políticos locais, não deixassem as casas serem construídas nessas localidades em primeiro lugar.

    Por aqui o resultado de outra "tragédia climática", a do morro do bumba, já repercutiu. Os políticos mandaram fazer um conjunto habitacional para atender os desabrigados. Resultado: os prédios simplesmente se esfarelaram antes mesmo da conclusão das obras.

    O que mais esperar desses caras? Se eles tratam pessoas dessa forma, o que dirá o nosso combalido PEB?

    Patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de Petrópolis, só falta isso funcionar de verdade ! é mais uma jogada de publicidade política, imaginar que fazer um pluviômetro eletrônico seja uma coisa banal, digo isto por ser estudante de ciência da computação.

      Excluir

Postar um comentário