LIT/INPE Realiza Palestra Sobre o 1º Vôo Espacial Humano

Olá leitor!

A Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) enviou ontem (09/04) o boletim de nº 254 lembrando que no dia 12/04 o Dr. Alexander Sukhanov apresentará no LIT/INPE a palestra “Primeiro Vôo Espacial Humano: Como Foi”.

Duda Falcão

AAB Boletim 254

09 abril 2013

"Primeiro Vôo Espacial Humano: Como Foi"
por Dr. Alexander Sukhanov
Instituto de Pesquisas Espaciais (IKI), Rússia

Nosso Associado Mário Ricci (INPE/DMC) nos convida  a assistir Palestra do Dr Alexander Sukhanov sobre como ocorreu o primeiro vôo orbital humano, o qual fará 52 anos no dia 12 de abril próximo.

Nesse mesmo dia, a Palestra será apresentada as 10 hs no Auditório Dr. Fernando de Mendonça do LIT (INPE).

Não deixem de prestigiar tão interessante depoimento.

--

AAB - Associação Aeroespacial Brasileira
Caixa Postal 6015
12228-970 São José dos Campos – SP


Fonte: Associação Aeroespacial Brasileira (AAB)

Comentário: Como comentei na chamada anterior sobre essa palestra, o Dr. Alexander Alexandrovich Sukhanov chegou ao Brasil para trabalhar no INPE por volta de 1998 (creio eu), e desde então vem tentando ajudar o INPE e outros pesquisadores de outras instituições brasileiras a estabelecerem missões de sondas espaciais, servindo como orientador e de intermediador entre o INPE e instituições como o “Space Research Institute (IKI)” da Academia de Ciências da Rússia e outras instituições Russas. Foi com a ajuda do Dr. Alexander Sukhanov que nasceram projetos como o do Monitor de Clima Espacial (MCE), que seria a primeira sonda de espaço profundo brasileira, o projeto brasileiro/russo da Missão Santos Dumont (proposto para substituir o projeto do MCE), o projeto da Missão Ishtar (primeira sonda lunar brasileira) e mais recentemente a Missão ASTER. Entretanto, infelizmente pela falta de visão dos energúmenos locados por décadas nos bastidores do governo em Brasília, seus esforços têm sido em vão até hoje, o que é uma pena, mas é infelizmente a nossa realidade. Vale a pena conferir a palestra.

Comentários

  1. Nossa, que palestra promete ser! Era bom se nosso governo tivesse a ambição do Irã de lançar em órbita um homem em menos de 10 anos. Seria, no mínimo, estratégico.

    Infelizmente boa parte da população está desinformada, e mesmo pessoas inteligentes perguntam: porque o governo deve investir no programa espacial? Infelizmente continuaremos a ser escravos da tecnologia estrangeira se não soubermos produzir e vender a nossa própria, num mercado que gera por ano 120 bilhões, e cujo os grandes benificiados ainda são os EUA e a Rússia (os que mais investem).

    ResponderExcluir
  2. " CONSTRUA SEU PROGRAMA ESPACIAL A EXEMPLO DE OUTROS"
    Queria ter recursos extras, para poder participar desse importante evento! Hoje, compreender como produzir ciências é mera curiosidade a nível amador. Mas no futuro não muito longe, quando aumentar a distruição do nosso planeta casa, destruição
    essa, atribuida por nos mesmos, essa mesma tecnologia espacial pode ser bem útil!
    " A TERRA É AZUL" para alguns que conquistaram pela primeira vez, a sensação de orbitar o nosso planeta, a famosa frase do cosmonauta russo Iuri Gagarin, permeou o a memória de muitos naquela época. Hoje, no Brasil " A TERRA É MARROM", e será "AZUL" também, para aquele que acreditam em um país de ordem e progresso."

    ResponderExcluir

Postar um comentário