Estudante Pode Ganhar Viagem à NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (01/04) no site do “Jornal da Cidade - JCNET” de Bauru (SP) destacando que a esta cidade do interior paulista sediará competições científicas promovidas pela Fundação Astronauta Marcos Pontes no SESI dia 12 de abril.

Duda Falcão

GERAL

Estudante Pode Ganhar Viagem à NASA

Bauru sediará competições científicas promovidas pela
Fundação Astronauta Marcos Pontes no SESI dia 12 de abril

Da Redação
01/04/13 - 09:45

A Olimpíada Astropontes para jovens talentos é um programa de âmbito nacional da Fundação Astronauta Marcos Pontes e visa despertar o interesse pelo conhecimento, pela cultura e pelas carreiras de ciência e tecnologia em jovens estudantes de todo o Brasil. Entre os prêmios estão uma viagem para treinar no Space Camp da NASA, nos Estados Unidos, e participação na feira da aviação, a Labace 2013, com patrocínio da empresa Bombardier, além de troféus, medalhas e livro.

Quioshi Goto
Marcos Pontes promove evento para despertar
o interesse pelo conhecimento científico
O programa engloba eventos de cunho científico, como competições de foguete, robótica e outras atividades culturais para motivar crianças e adolescentes para a busca de conhecimento e de competências essenciais por meio de desafios divertidos e inteligentes.

O evento será no SESI do Horto, no dia 12 de abril, e os professores responsáveis devem inscrever suas equipes de alunos, até 5 de abril.

O astronauta Marcos Pontes conta que a Olimpíada tem quatro objetivos principais: promover melhorias no ensino fundamental e médio; promover mais respeito e prestígio para a carreira do magistério; promover o ensino profissionalizante; promover a inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável.

Uma das etapas será em Bauru. “Quem me conhece, ou tem acompanhado minha vida e carreira, sabe o quanto amo minha cidade natal. Não é à toa que falo tanto dela pelos quatro cantos do mundo, como astronauta e como embaixador da ONU. Não poderíamos deixar de incluir Bauru no circuito de competições da Olimpíada Astropontes (OAP) e dar uma chance aos jovens da minha cidade de brilharem no âmbito nacional e até internacional” diz o astronauta bauruense. A seguir os principais trechos da entrevista.

Jornal da Cidade - Muita gente não sabe que o senhor tem uma fundação. Qual é o objetivo da sua fundação?

Marcos Pontes - A Fundação Astronauta Marcos Pontes, ou Astropontes, como é mais conhecida, nasceu de um sonho que tive em 1987 e que realizei em 2010. Dizem que sou persistente. Parece que tem razão (risos). A Astropontes tem quatro objetivos principais: promover melhorias no ensino fundamental e médio; promover mais respeito e prestígio para a carreira do magistério; promover o ensino profissionalizante; promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável.

JC - O que é a Olimpíada Astropontes para jovens talentos?

Pontes - Dentro do objetivo de promover o ensino fundamental e médio, a Olimpíada Astropontes é um programa de âmbito nacional que engloba eventos de cunho científico, como competições de foguete, robótica e outros, assim como eventos de cunho cultural, como concursos de desenho, redação e outros. Ela é uma forma eficiente de motivar crianças e jovens para a busca de conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais para a vida (e o sucesso) por meio de desafios divertidos e inteligentes que só podem ser vencidos por pesquisa, trabalho em grupo, treinamento, experimentação, etc.

JC  - Por que Bauru foi escolhida para uma das etapas da Olimpíada?

Pontes - Quem me conhece, ou tem acompanhado minha vida e carreira, sabe o quanto amo minha cidade natal. Não é à toa que falo tanto dela pelos quatro cantos do mundo, como astronauta e como embaixador da ONU. Não poderíamos deixar de incluir Bauru no circuito de competições da Olimpíada Astropontes (OAP) e dar uma chance aos jovens da minha cidade de brilharem no âmbito nacional e até internacional. Sim, tenho planos de incluir a OAP em competições internacionais.

JC - Quais são os outros projetos desenvolvidos pela fundação?

Pontes - A nossa fundação tem diversos projetos em andamento, todos com foco em promover educação, ciência e tecnologia. Entre eles, destaco nossa “Exposição Crianças no Espaço”, que já percorreu diversas cidades no Brasil, o “Projeto Cidadãos do Futuro”, que doa livros para alunos e forma professores através do patrocínio de empresas, o “Projeto Ciência, Tecnologia e suas Carreiras”, que motiva jovens para as carreiras de ciência e tecnologia e o “Projeto Ecoestado”, que transformará o Estado de Roraima no primeiro ecoestado do planeta Terra, beneficiando diretamente a qualidade de vida de mais de meio milhão de pessoas e indiretamente de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

JC - Logo após o retorno de sua missão espacial, muita gente achou que o senhor havia se aposentado. O que o senhor faz atualmente?

Pontes  - Pois é, muita besteira foi falada naquela época por pessoas irresponsáveis ou sem a menor noção do que faziam. Atualmente, continuo como astronauta, que é carreira civil, à disposição do Brasil, aguardando escalação para minha segunda missão espacial, que pode acontecer nos próximos anos pelo governo do Brasil ou por outras instituições. Além disso, sou empresário, palestrante motivacional e técnico, coach especialista em desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, professor, pesquisador, consultor técnico, presidente da Astropontes e Embaixador da ONU.

JC - A Missão Centenário é o ponto mais alto da sua vida ou o senhor tem outros sonhos ainda maiores?

Pontes - A maior realização da minha vida não foi, nem será, ter ido ao espaço e poder dizer: ‘sou o primeiro astronauta brasileiro’; a maior realização da minha vida é ter ido ao espaço e fazer ainda muitas outras coisas e poder dizer a todos os jovens: ‘é possível’. É isso que faço através da Astropontes e todas as outras atividades que tenho atualmente. Tenho muitos sonhos, trabalho a cada oportunidade (que chamamos de ‘dia’) para realizá-los. O que posso dizer é que muitos deles, de certo ponto de vista, são ainda mais marcantes que ir ao espaço. Aguarde e verás.

JC  - Qual o conselho aos jovens para ter sucesso na vida?

Pontes - Acreditem no seu sonho, estudem muito, trabalhem, sejam honestos, não tenham inveja e nem percam tempo com críticas e lamentações, persistam e sempre façam mais do que esperam de vocês.

Serviço

O evento será no SESI do Horto, no dia 12 de abril, sexta-feira, entre 8h e 18h. Os professores devem inscrever suas equipes de alunos, até 5 de abril, preenchendo o formulário de inscrição no website: www.astropontes.org.br. (11) 3772-4282.  O evento tem patrocínio e apoio da Bombardier Aviation, SESI, SENAI,  Bauru Painéis, Outdoor Painéis, Jornal da Cidade e Interage Produções.


Fonte: Site do Jornal da Cidade - JCNET -  http://www.jcnet.com.br/

Comentário: Parabéns mais uma vez Marcos, você é uma das poucas pessoas nesse país que fazem as coisas acontecerem. Temos muito oradores de porta de botequim que só sabem falar, falar, mas na hora de realizar, são pessoas como você é que são os responsáveis pelas verdadeiras realizações. Você é "GENTE QUE FAZ". Sucesso com esse novo projeto amigo e precisamos nos encontrar uma hora dessas para trocar algumas idéias, pois quando você esteve na Bahia a ultima vez eu não pude comparecer, mas felizmente o Sr. Carlos Cássio (presidente de CEFAB) pode me representar e lhe dar um abraço. Sucesso sempre. Gostaria de agradecer ao leitor Ricardo Melo por ter nos enviado essa notícia.

Comentários

  1. Marcos C. Pontes é um visionário.
    Infelizmente, dificilmente fará uma viagem à ISS durando o tempo padronizado de 4 a 6 meses, visto que o Brasil foi retirado do coonsórcio interacional responsável pelo complexo laboratorial em 2006. Demorou 8 anos para começar a fazer um simples receptáculo de ferramentas e ORUs externo, não maior do que uma sala de estar e composto quase que só por uma fuselagem. Os EUA, entre 2006 e 2011, construíram e puseram em órbita 3 ELCs (Express Logistics Carriers) e solucionaram o problema.

    Aproveito para sugerir uma reportagem de astronomia relativa à minha cidade, no link que se segue:

    http://www.amparo.sp.gov.br/node/701

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que se Marcos Pontes fosse presidente da AEB ou ministro do MCTI, o Brasil com certeza se encontraria em uma situação diferente em relação a esses âmbitos.
    No livro dele - Missão Cumprida -, ele disse que se fosse presidente da AEB, procederia a seleção de um novo astronauta brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. " DESTEMIDO COM A INCERTEZA PORÉM OTIMISTA COM SEMPRE FOI"
    Pababenizo o nosso "Santos Dumont do Espaço", pela criação do "OAP". O meu grupo CEFAB está aguardando seu contato para divulgarmos a ciência no Estado, mais preciso iniciamente na capital baiana! Testifico por mais uma grande iniciativa científica e inovadoras desde o início do ano, creio que em uma das suas reuniões, encontram um solução futura para os problemas expostos as nossas feridas, onde o país sofre. E a solução é investir mais e mais na nossa verdadeira seleção, que são nossos jovens ávidos do conhecimento. Que algum dia sejam os ícones, que transformaram o país.
    Há várias décadas , homens e mulheres são testemunhas das necessidades em investir 10 % nos canais televisivos, onde são eméritos meios da difusão do conhecimento.
    Parabéns BRASONAUTA MARCOS PONTES! tais iniciativas de colaboração como essas investidas de oportunidades, que reúnem esperanças, otimismo como lhe-se é peculiar, dão importante contribuição na formação de mão de obra futura".

    ResponderExcluir
  4. Ainda há aqueles que jurão que ele é o maior vigarista que já houve no Brasil... Quem sabe de sua história de fato sabe o quanto ele lutou para ficarmos na ISS e para desenvolver o setor aeroespacial no Brasil. Parabéns Marcos Pontes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário