Dilma Lança Novo Pacote de Estímulo ao Setor Aeroespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada de ontem (11/04) do jornal “O VALE”, destacando que o Governo Dilma Rousseff lançou pacote de estimulo ao Setor Aeroespacial.

Duda Falcão

REGIÃO

Dilma Lança Novo Pacote de
Estímulo ao Setor Aeroespacial

Governo quer criar empresa de economia mista para facilitar processos
de exportação; medidas incluem desenvolvimento de sistemas espaciais
completos, com incentivo a projetos em andamento no DCTA

Chico Pereira
São José dos Campos
April 11, 2013 - 03:01

Foto: Divulgação
Supertucano, fabricado pela EMBRAER

O governo federal apresentou ontem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento da Indústria um pacote de medidas de incentivos que inclui o setor de defesa, aeronáutica e espacial.

Uma das propostas da presidente Dilma Rousseff (PT) é a criação de uma empresa com participação privada, mas com controle do Ministério da Defesa para funcionar como trading. O objetivo seria é facilitar as exportações do setor.

A intenção é dinamizar o segmento e fortalecer a sua cadeia produtiva.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba concentra importantes companhias do setor, como EMBRAER, AVIBRAS e MECTRON, além de um Cluster Aeroespacial que reúne mais de 50 empresas.

Medidas

Denominado de Agendas Estratégicas Setoriais, o pacote integra o programa Brasil Maior.

Entre as medidas previstas estão implantação de programa de financiamento para empresas estratégicas de defesa, criação de programa de apoio ao desenvolvimento tecnológico da indústria espacial, alinhar as compras de defesa com a estratégia nacional de defesa, implantação de política de exportação de produtos de defesa, entre outras.

No campo espacial, o pacote visa estimular o desenvolvimento de sistemas espaciais completos, que incluí veículos lançadores de satélites, desenvolvimento de propelentes (combustível) de satélites e sistemas associados, como eletrônicos de bordo do equipamento.

Parte das propostas estão vinculadas aos programas e projetos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), como a certificação de empresa nacional para a produção do foguete de sondagem VSB-30, desenvolvido na instituição.

As medidas devem ser implementadas entre 2013 e 2014, segundo documento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento.

Reação

Para o diretor regional do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em São José dos Campos, Almir Fernandes, o governo precisa mesmo incentivar e proteger a sua indústria de defesa.

"Todos os países fazem isso. Veja o caso dos Super Tucanos que a Embraer vai vender para os Estados Unidos. Uma das exigências é que a aeronave seja montada lá", disse.

Para o diretor do CIESP, além de incentivos, o governo deve investir em pesquisa e formação de mão de obra qualificada para o setor. "Isso é fundamental para o setor, que é estratégico para o país", pontuou.

Especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora(MG), Expedito Bastos também considera fundamental a criação de mecanismos para fortalecer a indústria nacional de defesa.

"É um setor que depende de compras governamentais. Então, o governo tem que adotar medidas para fortalecer o segmento", afirmou.

SAIBA MAIS

Pacote

Governo federal lança pacote para incentivar setor industrial, que inclui a área de defesa, aeronáutica e espacial

Ações

Medidas contemplam uma série de ações que devem ser implementadas entre 2013 e 2014

Empresa

Uma das propostas é a criação de uma empresa com participação privada, controlada pelo Ministério da Defesa, para funcionar como trading

Incentivo

A intenção é fortalecer a indústria de defesa, aeronáutica e espacial e também a sua cadeia produtiva

Satélite

Uma das propostas inclui a certificação de empresa nacional para produção do foguete de sondagem VSB-30, desenvolvido pelo DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), de São José dos Campos.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 11/04/2013

Comentário: Bom leitor, já havíamos apresentado essa notícia aqui anteriormente (veja a nota: “Governo Terá Pacote Para Indústrias de Defesa e Espacial”). Entretanto leitor nessa matéria é apresentado um fato novo que é a proposta da certificação de uma empresa nacional para a produção do foguete de sondagem VSB-30. A industrialização desse foguete é algo desejado pelo DCTA/IAE há tempos. No entanto, será que esse processo será feito com a seriedade e com a competência exigida? Ou o país está caminhando para perder o controle de um produto já certificado e reconhecidamente bem sucedido no mercado nacional e internacional? Como eu disse em meu comentário anterior, prefiro aguardar os acontecimentos e analisar os resultados, já que o Governo DILMA ROUSSEFF até agora só tem sido movido por sentimentos e atitudes populistas.

Comentários