Conheça o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do DCTA

Olá leitor!

Trago agora para você um vídeo institucional sobre as atividades do “Instituto de Estudo Avançados (IEAv)” lançado recentemente para a divulgação desse importante centro de pesquisa e desenvolvimento brasileiro pouco conhecido pela sociedade civil brasileira.

Localizado na cidade de São José dos Campos (SP), o IEAv é um instituto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), que por sua vez é subordinado ao Ministério da Defesa (MD).

Em seus laboratórios de alta tecnologia são desenvolvidas as tecnologias de vanguarda que o Brasil irá necessitar no futuro, sendo talvez o único centro na América Latina a trabalhar na área de tecnologia de ponta tentando acompanhar o que de mais moderno é feito nos países mais avançados do mundo.

Duda Falcão

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv)


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários

  1. Sempre ouvimos rumores de que os EUA, por exemplo, está na verdade 30 anos a frente em tecnologia do que eles realmente mostram. Não sei se isso é verdade ou não, mas sei que se tem algum departamento do Estado Brasileiro que nos pode levar a um patamar do género (se realmente é verdade) é o IEAv. É estratégico e indispensável para o Brasil.

    Sei que alguns estudos levam anos (na verdade décadas) para se concretizarem, devido a sua novidade dentro dos setores de tecnologia de ponta, mas não me admiro se existir por aí tecnologia para além de nossa compreensão. Sei de uma coisa, muita das nomenclaturas dos departamentos do IEAv já são de dar um nó na cabeça, e então não vou nem deduzir o que realizam. Sei somente de alguns avanços na área espacial como o 14-X e o projeto Terra, que já diz bastante sobre o nível de complexidade com que o departamento tem de lidar... e para mim basta para saber o quão importante é o governo aumentar o numero de pessoal e o número de recursos a serem investidos no IEAv.

    O video é ótimo, mas com certeza um hiper-resumo, visto que para explicar em detalhe os vários projetos levados a cabo pelo instituto provavelmente levariam horas... e com certeza não deve ser para qualquer ouvido.

    ResponderExcluir
  2. " MADE IN IEAv, MADE IN CEFEC , MADE IN BRASSSSSSSILLLLLL!"
    Ficamos orgulhosos quando assistir ao vídeo dessa matéria. O mercado espacial é um dos mais conceituados do mundo, o futruo está aí! . Pergunto, porque os (DONOS DA RAZÃO) não observam e se sensibilizam com está reportagem do Blog?
    Essa mina de pedras preciosas que compõem o conglomerado Instituto, movimentam e circulam o entendimento, o conhecimento e acima de tudo a razão de nós sermos no futuro, uma grande nação.
    Mesmo com um programa mais modesto, se comparando com os grandes centros. Em fim para nós o que vale mesmo, são as sementes incrustadas nas equipes que representam cada parcelas do IEAv.
    Com referência do que o amigo Sro. Israel Pestana comentou, creio e afirmo que existam tecnológias secretas, sendo desenvolvidas aos extremos,....é só espera para ver num breve futuro. Um desses projetos é o desnvolvimento da propulsão á lazer e do própio 14-X."

    ResponderExcluir
  3. Se maiores recursos fossem destinados ao IEAv, e se este se integrasse melhor com a indústria, poderia o Brasil desenvolver-se bastante. A diversidade dos estudos ali feitos é muito maior do que eu imaginava.
    Pena que falta de visão no nosso país...

    ResponderExcluir

Postar um comentário