CONASAT NEWS - Fourth Edition

Olá leitor!

Dando Sequência com às notícias da série sobre o Projeto CONASAT (Constelação de Nano Satélites Ambientais)  que está sendo desenvolvido pelo Centro Regional do Nordeste do INPE, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tornando-se assim uma das demandas nacionais para serem atendidas pelo Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), trago agora para você leitor a quarta edição do "CONASAT NEWS", com as atividades do projeto realizadas no mês de março de 2013, segundo consta no “Diário de Bordo” do mesmo.

Duda Falcão

Diário de Bordo: Março de 2013

Atividades

As atividades para realização da Revisão da Fase B do projeto (Definição Preliminar do Projeto) seguem conforme o cronograma. A equipe trabalha com a perspectiva de fechar a documentação em, no máximo, 90 dias. Os estudos, como mencionado no mês passado estão direcionados para algumas necessidades específicas:

* Estudos da Missão - simulações no software STK adotando-se os novos critérios apontados na Revisão da Fase A.

* Gestão de Bordo - definição das tarefas específicas de cada um dos modos de operação.

* Determinação e Controle de Atitude - desenvolvimento dos algoritmos de controle, mecânica orbital, além dos sinais elétricos dos sensores utilizados.

* Telemetria e Telecomando - conceituação dos sinais de telemetria e telecomando a ser implementados no projeto e estudo do protocolo de comunicação específico para aplicações espaciais.

* Comunicações - enfoque especial no projeto, simulação, construção de protótipos e testes de antenas planares para o link de subida do transponder, na faixa de UHF.

* Gestão do Projeto CONASAT - estudos dos métodos de análise de riscos (FMEA).

Bolsistas/Estagiários

Para melhor acompanhamento das atividades dos bolsistas, o Sr. Manoel, Coordenador do projeto, solicitou a implementação de uma espécie de documento/relatório para registro dos itens de ação a ser apresentado em reunião de projeto, juntamente com a Ata anterior. Este servirá como um orientador das ações a serem empreendidas, apontando prazos e responsabilidades.

Para acompanhamento das atividades diárias, foi definida a criação de um formulário mensal de atividades, a ser preenchido com as atividades realizadas a cada dia por cada um dos pesquisadores. Estes ficam hospedados no Servidor CONASAT, para acompanhamento do Coordenador.

Reuniões de Desenvolvimento do Projeto

Ratificou-se em reunião a realização da Revisão SRR nos dias 20 e 21/08/13.

Outras Ações

* Produção de Banner para apresentação no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR de trabalho aprovado “CONASAT-Constelação de Nano Satélites para Coleta de Dados Ambientais.

* Realização de testes de antenas com estrutura já construída e apresentação de relatório de testes, com resultados obtidos.

* Fechar a listagem de documentos para Revisão SRR e manter relatório do status de produção e desenvolvimento do percentual realizado.

* Operacionalização da atualização das atividades diárias (bolsistas) no servidor.

* Atualização apresentação CONASAT.


Fonte: Site do Centro Regional do Nordeste do INPE

Comentários

  1. Os microssatélites CONASAT dependem do VLM-1 para serem lançados?.

    Caso o VLM-1 não esteja pronto para lançar microssatélites,o CONASAT pode ser lançado por outros veículos mesmo que sejam estrangeiros e em bases fora do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E. Gustavo!

      Não amigo, eles serão desenvolvidos independentemente do VLM-1. Quanto a sua segunda pergunta sim, neste caso eles terão de ser lançados ou pelo VLS-1, ou então infelizmente através de veículos lançadores estrangeiros, até mesmo o tóxico Cyclone-4 neste caso torna-se uma opção, mesmo não sendo o mesmo adequado para esses tipos de satélites.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário