Alunos do IFMT Acompanham Voo de Quadricoptero do IFF

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma matéria esta postada dia (11/04) no site mato-grossense “Celeiro do Norte.com.br” dando destaque a demonstração ocorrida no dia 10/04, em Cuiabá (MT), do Quadricoptero Quad/IFFv1”, Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)  que possui tecnologia de determinação e controle de atitude percussora do Nanosatélite 14-BISat, satélite este que será desenvolvido pelo “Instituto Federal Fluminense (IFF)”, em parceia com o “Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)”, como já citado aqui no blog anteriormente.

Duda Falcão

SATÉLITE 14-BISAT

Alunos do IFMT Acompanham Voo de
Quadricoptero Com Computação Percussora

11 de Abril de 2013 - 09:53

Os alunos do IFMT - Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva acompanharam nesta quarta-feira, dia 10 de abril, na quadra de esportes coberta, o voo do Veículo Aéreo Não Tripulado (quadricoptero – Quad/IFFv1) que possui tecnologia de determinação e controle de atitude precurssor do satélite 14-BISat. A tecnologia que está sendo utilizada poderá dar conhecimento prático para desenvolver o referido satélite. As ações realizadas hoje fazem parte do Projeto Espacial QB50 no qual é conduzido pelo Instituto Federal Fluminense que terá a colaboração do IFMT no desenvolvimento de satélite e estações terrestres.

O quadricoptero foi desenvolvido e pilotado pelo aluno de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Leonam Pecly e em conjunto foi exibido o Painel de Instrumentos de Navegação Aérea Virtual, que foi desenvolvido pelos alunos do curso Sistemas de Informação do IFF que funciona em tempo real com os dados de telemetria da aeronave. Os alunos do IFMT também puderam conhecer o foguete de sondagem atmosférica AAT/IFFv1.

A noite, às 19 horas, na sala de Projeções, haverá o minicurso “Construindo Satélites nos IFs”, ministrado pelo professor do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto Cordeiro, Diretor de projeto do 14-BISat, quando serão abordados diversos sistemas e subsistemas de satélites educacionais e técnicas de comunicação espacial. As pessoas que tiverem interesse poderão assistir ao vivo via internet pelo link - http://stream.iff.edu.br/

Saiba Mais Sobre o Projeto Espacial QB50

O Projeto Espacial QB50 construirá uma constelação de 50 pequenos satélites educacionais que irão efetuar uma pesquisa dos elementos constituintes da camada da Baixa Termosfera (região da Atmosfera situada entre 90 e 320 Km acima do nível do mar) com previsão de serem lançados no espaço em abril de 2015. Durante esta missão espacial também serão realizados diversos outros experimentos. Alguns destes satélites serão construídos com sistemas de proteção ou com dispositivos especiais para reentrada na Atmosfera e recuperação em solo. Estes experimentos terão a finalidade de comprovarem teorias e propostas para retirada de lixo espacial, e recuperação com posterior reuso de equipamentos espaciais. O Projeto QB50 é liderado pelo Von Karman, Instituto de Dinâmica de Fluidos, situado em Bruxelas, Bélgica.

Paralelo ao QB50, há um grande esforço internacional junto aos sistemas de telecomunicações universitários, para que seja possível receber os dados gerados nos 50 satélites. As Estações de Rádio Rastreamento de Satélites, ou denominadas de Ground Stations, serão as responsáveis por gerenciar, controlar e coletar os dados de toda constelação.

Neste cenário internacional a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, SETEC/MEC, assumiu o compromisso com o Instituto Federal Fluminense (IFF) de apoiar a construção do Nano Satélite 14-BISat, por ter sido o IFF selecionado, por meio de um rigoroso critério de avaliação de projeto do satélite pelo comitê técnico-científico do QB50, para ocupar uma das 50 vagas disputadas por 72 universidades de 32 países. Em conjunto com esta ação a SETEC/MEC decidiu apoiar também a construção da Rede de Institutos Federais de Rastreamento de Satélites (RIFRAS) para grande cobertura do território brasileiro.

Em setembro de 2012, o professor do Instituto Federal Fluminense, Cedric Salotto Cordeiro, Diretor de projeto do 14-BISat, esteve em reunião com o Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor José Bispo Barbosa, o professor Luiz Carlos Nascimento e Diretores do IFMT, quando então pediu apoio para a implantação da Estações Terrestres do Norte, Centro, Centro-Oeste e Centro-Sul do país.

Na ocasião enfatizou que durante o período de construção e testes do 14-BISat nos laboratórios do IFF, seria importante a presença de professores e alunos do IFMT para que houvesse maior troca de informação e disseminação do conhecimento aeroespacial pela Rede Federal de Institutos. Falou da forte tendência internacional para o uso de constelações de satélites de pequeno porte que podem oferecer serviços eficientes a baixo custo de fabricação e lançamento em relação aos grandes satélites.

Jornal Bom Dia MT – 11/04/2013


Fonte: Site do Celeiro do Norte.com.br - http://www.celeirodonorte.com.br/

Comentário: Pois é leitor, veja o avanço alcançado pelo IFF e pela equipe do Prof. Cedric Salotto Cordeiro. Como seria bom ver esse satélite sendo lançado por um foguete brasileiro, né verdade? Parabéns ao IFF e a equipe do Prof Cedric Salotto Cordeiro. Vamos continuar acompanhando a trajetória desse nanosatélite.

Comentários

  1. Reparem bem a frase final no vídeo.

    "Formar nossos alunos tendo certeza que eles vão ter mercado de trabalho e não precisar sair do país".

    É isso. Se não há mercado, ou o mercado fica cada vez mais restrito, de que adianta formar tantos profissionais?

    Já passou da hora de os interessados da área, se é que existem, iniciar ações veementes para mudar os rumos, ou a falta de rumo, do setor aeroespacial no Brasil.

    Att.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, pessoal!
    Tudo bem?

    Estou montando um quadricóptero, e queria saber de vocês se existe alguma legislação ou lei sobre os drones/vants , vocês sabem ou tiveram alguma dificuldade quanto a isso?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciro!

      Não tenho essa reposta para você. Sugiro que entre em contato o IFF e veja com eles, tá ok?

      Abs e boa sorte.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário