ABNT Abre Consulta Nacional Para o PEB - Participe

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (12/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) abre importante Consulta Nacional. Participe!

Duda Falcão

Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT) Abre Consulta Nacional


Brasília, 12 de abril de 2013 Encontra-se em fase de Consulta Nacional o PROJETO ABNT NBR 08_010_10_005 (ISO 14621-1) — Sistemas espaciais — Componentes elétricos, eletrônicos e eletromecânicos (EEE) Parte 1: Gerenciamento de componentes, que estará disponível até 14/05/2013.

Para votar neste projeto acesse o site  http://www.abntonline.com.br/consultanacional e escolha o link do CB 08 –Aeronáutica e Espaço.

Este projeto, elaborado pela Comissão de Estudo de Engenharia de Projeto Espacial (CE-08:010.10), do ABNT/CB-08 – Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço foi concebido para auxiliar a comunidade espacial no desenvolvimento de componentes elétricos, eletrônicos e eletromecânicos, fornecendo um processo descritivo para o projeto, seleção e aplicação de componentes espaciais.

A estratégia representada neste documento é uma abordagem de sistema de gerenciamento de risco no início do programa, selecionando o componente direto pela aplicação.

Este projeto de norma é previsto para ser idêntico, em conteúdo técnico, estrutura e redação, à ISO 14621-1:2003, que foi elaborada pelo Technical Committee ISO/TC 20, Aircraft and space vehicles, Subcommittee SC 14, Space systems and operations.

Segundo o engenheiro Eraclés Durante, tecnologista pleno do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) “é muito importante que tenhamos a opinião da comunidade sobre o conteúdo dos projetos em fase de Consulta Nacional (CN), o que caracteriza o caráter consensual dos documentos, e para que possamos ter Normas Brasileiras que realmente representem os interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização”.

“Participe, dando a sua contribuição, ela certamente ajudará na melhoria da qualidade de nossos documentos”, ressalta o engenheiro.

Fonte: Comunicação Social do IFI


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é leitor, vamos ajudar essa consulta. Participe.

Comentários