A Índia Prepara Missão a Marte e o Seu Prim. Voo Tripulado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (08/04) o site português “Quintus”, destacando que a Índia está preparando uma missão a Marte e o seu primeiro voo orbital tripulado.

Duda Falcão

A Índia Prepara Uma Missão a Marte e
o Seu Primeiro Voo Orbital Tripulado

Por Clavis Prophetarum
Publicado em 08/04/


A Índia vai lançar em outubro uma missão a Marte com o objetivo de estudar a atmosfera do planeta. O custo da missão não deverá ultrapassar os 70 milhões de dólares e deverá manter-se ativa em órbita durante pelo menos um ano. Com esta missão, a Índia assume um papel de preponderância no campo da exploração espacial tornando-se numa potencia capaz de lançar, construir e operar uma sonda espacial a tão grandes distâncias (algo que a China ainda não conseguiu).

Em 2016, a Índia vai lançar um veículo orbital de 3 toneladas capaz de transportar 2 astronautas até órbita numa missão que não deverá exceder os dois dias. Uma versão mais desenvolvida desta cápsula deverá ser capaz de cumprir missões com até sete dias de extensão e de acoplar em órbita com outras cápsulas ou estações orbitais.

Esta cápsula será lançada pelo foguetão GSLV-Mk II e após ter alcançado uma órbita de 300 Km regressará para Terra, amarando algures no Golfo de Bengala.

Após estas missões orbitais, a Agência espacial indiana ISRO tenciona realizar missões lunares depois de 2020.

Fontes:




Fonte: Site português Quintus - http://movv.org/

Comentário: Pois é leitor, mais um país integrante do grupo BRICS que amplia o buraco existente entre o seu programa espacial e o Programa Espacial Brasileiro. Se antes o Programa Espacial Indiano encontrava-se a milhares de quilômetros a frente do nosso, agora já estamos falando em anos luz. O Brasil só está à frente da África do Sul, país este que no momento só desenvolve projetos de microssatélites. Entretanto, após terem criado recentemente a sua Agência Espacial, os sul-africanos já estão se movimentando para desenvolverem veículos lançadores de satélites, enquanto no Brasil a PresidentA irresponsavelmente sucateia o Programa Espacial Brasileiro. É lamentável estarmos vivenciando toda essa situação sem que possamos fazer nada e sem que haja pelo menos uma movimentação das entidades científicas do país contra esse boicote protagonizado por esses políticos energúmenos que fazem da política o seu meio de vida. Triste. Aproveitamos para agradecer ao leitor Ricardo Melo pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. A Índia encontrou agua na Lua e agora está a caminho de por homens em órbita e explorar Marte. Um programa espacial que está dando certo.

    ResponderExcluir
  2. Pow, como assim não deve ultrapassar 70 milhões ? Ta muito barato isso ai.
    So o CBERS, um satélite simplesinho, ta mais caro que isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário