Por Enquanto São 8 os Vôos Divulgados e Não 9

Olá leitor!

Talvez aquele leitor mais atento tenha notado o anuncio do site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), postado hoje (25/03), na nota GIL Reuniu Pesquisadores para Discutir Projetos Espaciais” (veja abaixo) de que serão nove missões estrangeiras com foguetes brasileiros no ano de 2013 e não oito como havíamos anunciado na nota “Começou a Maratona” postada hoje no blog. Assim sendo, no intuito de tentar manter nossos leitores bem informados, fomos buscar  a informação de qual missão extra o DCTA se referia.

Infelizmente após consultar as programações dos dois centros de lançamentos onde essas missões ocorrerão, ou seja, o Centro de Lançamento de Esrange, na Suécia, e o Andoya Rocket Range, na Noruega, não encontramos nenhuma informação sobre essa nona operação citada pela nota do DCTA.

Assim sendo, as operações de lançamento previstas com os foguetes brasileiros na Europa em 2013, segundo o que consta nas programações online desses centros europeus são as seguintes:

1 - TEXUS 50             Abr 2013                        Esrange          VSB-30

2 - TEXUS 51             Abr 2013                        Esrange          VSB-30

3 - WADIS 1              Jun/Jul 2013                    Andøya          VS-30

4 - HIFIRE - 7              Set 2013                         Andøya          VSB-30

5 - Scramspace I       Set 2013                         Andøya          VS-30/Orion

6 - MAPHEUS – 4       Out 2013                        Esrange          VS-30

7 - Cryofenix             Nov 2013                        Esrange         VSB-30

8 - ICI - 4                  Nov/Dez 2013                 Andøya           VS-30/Orion

Entretanto, não acreditamos que o DCTA tenha divulgado alguma inverdade ou cometido algum erro, sendo provável que uma outra missão ainda não divulgada esteja prevista para acontecer. Vamos aguardar os acontecimentos.

Duda Falcão


Fonte Com informações dos Sites da SSC e do ARR

Comentários