Pesquisador da Universidade de Manchester Visita o LIneA

Olá Leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (22/03) no site do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) destacando que pesquisador da Universidade de Manchester visita o LIneA.

Duda Falcão

Pesquisador da Universidade
de Manchester Visita o LIneA

22/03/2013

No período entre 04 a 08 de Março, o LIneA recebeu o Dr. Joseph Zuntz, pesquisador da Universidade de Manchester, Reino Unido, e colaborador do DES, para a implementação da biblioteca Dark Energy Survey Parameter Estimation System (DES-PES) no Portal Científico desenvolvido pelo grupo brasileiro. Os métodos cosmológicos aplicados na análise da estrutura em grande escala do universo são tradicionalmente divididos em: lenteamento fraco, distribuição de galáxias, abundância de aglomerados e supernovas.

A biblioteca DES-PES é uma coleção de códigos criados para vincular os parâmetros cosmológicos usando a combinação de diferentes informações provindas destes métodos cosmológicos. Já temos no Portal Científico um conjunto de códigos que extraem medidas cosmológicas dos dados observados. Dessa forma, a instalação da biblioteca DES-PES permitirá ao Portal Científico realizar também a análise cosmológica usando medidas de lenteamento fraco, distribuição de galáxias, abundância de aglomerados e supernovas.

Através de ferramentas estatísticas e matemáticas, examinamos, por exemplo, como as galáxias se distribuem, informação obtida das observações com o telescópio, e comparamos com a distribuição de galáxias prevista pelos diferentes modelos cosmológicos. Aquele modelo que melhor reproduzir os dados observacionais vai para a galeria da fama, pelo menos momentaneamente.

Na parte científica, Dr. Joseph Zuntz apresentou um seminário intitulado ‘Cosmic Lensing with the Dark Energy Survey’, em que discutiu as previsões, o poder vinculante e os problemas da análise cosmológica usando lenteamento fraco. Também discutiu diferentes métodos estatísticos usados em cosmologia para a busca dos parâmetros cosmológicos que descrevem a dinâmica do nosso universo.


Fonte: Site do LIneA - http://www.linea.gov.br/

Comentários