IIF de Natal Reúne Hoje e Amanhã Vencedores do Nobel

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (22/03) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reunirá em Natal hoje (25/03) e amanhã (26/03) vencedores do Prêmio Nobel.

Duda Falcão

Instituto Internacional de Física Reúne
Vencedores do Nobel em Natal

Ascom do IIF
22/03/2013 - 18:34

Importantes nomes da ciência mundial, entre os quais três vencedores do Prêmio Nobel, estarão em Natal na segunda (25) e na terça-feira (26) para participar da reunião do Comitê Científico Internacional do Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A reunião, fechada, é realizada anualmente com o objetivo de planejar e discutir as atividades promovidas pelo IIF.

O colegiado, conhecido pela sigla IAC (do nome inglês, International Advisory Council), é formado por 21 físicos de vários países, sendo dez deles brasileiros ou de cidadania brasileira. Os integrantes que já foram agraciados com o Nobel de Física são o norte-americano David Gross (2004), o francês Claude Cohen-Tannoudji (1997) e o holandês Gerard't Hooft (1999).

O presidente do conselho é o professor Itamar Procaccia, do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel. Procaccia recebeu o título de doutor honoris causa da UFRN no ano passado, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Um dos objetivos do IIF é estimular as colaborações de pesquisa entre cientistas brasileiros e do exterior a partir da realização de eventos científicos sobre temas de relevância internacional. Além dos temas tradicionais da física, as atividades abrangem assuntos interdisciplinares determinados pelo IAC.

O Instituto Internacional de Física é uma entidade de pesquisa de caráter internacional. É associado ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários