Novos Results. S/Matéria Escura Serão Apresents. no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (28/03) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando que resultados inéditos sobre um dos maiores mistérios do Universo serão apresentados no Brasil pelo físico norte-americano Samuel Ting (Premio Nobel de Física de 1976) durante a realização da “Conferência Internacional de Raios Cósmicos (ICRC)” a se realizar na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 02 e 09 de julho desse ano.

Duda Falcão

Notícias

Resultados Inéditos Sobre Um
dos Maiores Mistérios do Universo
Serão Apresentados no Brasil

Paloma Barreto
Jornal da Ciência
28/02/2013

A matéria escura será um dos temas da Conferência Internacional de Raios Cósmicos, realizada pela primeira vez na América do Sul.

O físico norte-americano Samuel Ting, ganhador do Nobel de Física de 1976, apresentará resultados inéditos sobre um dos maiores mistérios do universo, a matéria escura, durante a Conferência Internacional de Raios Cósmicos (ICRC). A 33ª edição do evento vai acontecer no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América do Sul, entre 2 e 9 de julho deste ano.

Atualmente, Ting lidera o experimento AMS (Espectrômetro Magnético Alfa), um coletor de partículas de sete toneladas instalado na Estação Espacial Internacional. Os últimos dados de experimentos, que serão revelados na ICRC, podem representar o primeiro indício de detecção da matéria escura.

Apenas 5% da matéria que constitui o universo é conhecida. Aquela que forma planetas, estrelas e seres vivos é chamada de matéria comum (ou bariônica). Há evidências de que os outros 95% sejam formados de energia e matéria escuras. Esta última só pode ser detectada pela ação gravitacional que exerce sobre outros corpos celestes, pois não emite nenhuma forma de luz - daí a designação 'escura'. Até este momento, sua natureza é um mistério para a ciência.

A apresentação de Samuel Ting na ICRC será no dia 8 de julho. Estima-se que cerca de mil cientistas virão ao Brasil para participar da conferência, que será realizada no Centro de Convenções Sul América. Fazem parte da organização do evento o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Física. Patrocinam esta edição o CNPq, Capes, FAPERJ e FAPESP.


Fonte: Jornal da Ciência de 28/03/2013 

Comentários

  1. Espero que desta vez a ganância dos empresários não lhes suba a cabeça e não aumentem o preço da estadia nos hotéis.Seria chato o Brasil pagar outros micos como aquele da transferencia para Estrasburgo da conferencia do ISU.

    ResponderExcluir

Postar um comentário