Documentário Contará a História dos Raios no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (15/02) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que um documentário produzido sob a coordenação do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) contará a história dos raios no Brasil.

Duda Falcão

Documentário Conta a História
dos Raios no Brasil

Denise Coelho
Ascom do MCTI
15/02/2013 - 20:21

Ainda neste ano deve estar em cartaz nos cinemas brasileiros o filme Fragmentos de Paixão. O documentário, que retrata a percepção da sociedade brasileira sobre o raio desde o período colonial, é coordenado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI). Uma amostra da produção poderá ser assistida na televisão a partir de domingo (17).

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios, com cerca de 60 milhões de ocorrências por ano. O fenômeno ocupa o imaginário da população brasileira, tanto pela beleza quanto pelo temor. Os relâmpagos também intrigam cientistas, que se debruçam em busca de respostas para causa, efeito e comportamento dos raios.

De acordo com o coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior, a intenção com o filme é mostrar, por exemplo, o que os índios, os portugueses e os escravos achavam do raio e como se relacionavam com os fenômenos. Assim como os mitos, as verdades, os avanços nas pesquisas e o impacto que a incidência dos raios causou no país em termos de mortes e de prejuízos.

O material é resultado de uma extensa pesquisa a respeito do papel do raio ao longo da história desde 1500. “É um levantamento histórico da ocorrência de raios no Brasil e dos fatos que marcaram esses mais de 500 anos. O objetivo foi fazer um documentário científico para o cinema e para a televisão falando a respeito de ciência e de cultura e trazendo informação para o público em geral”, ressalta o coordenador.

Previsão

O levantamento e o roteiro já foram finalizados e as gravações se encerraram no fim de dezembro. “No momento todo material gravado está sendo editado e a expectativa é de que o documentário esteja no cinema e na televisão no início de agosto”, adianta o especialista.

No domingo (17), estreia no programa Fantástico a série País dos Raios, resultado de uma parceria entre o Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE e a Rede Globo. Os três episódios foram inspirados no documentário Fragmentos de Paixão. Osmar Pinto Junior e a jornalista Iara Cardoso, do ELAT, viajaram com a equipe do programa de norte a sul do país para mostrar os avanços nas pesquisas de raios, os casos curiosos, os mitos e as tragédias.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários