O PEB, o Chucky e as Previsões para o Primeiro Semestre

Caro leitor!

Sem ter nada para fazer, estava eu a me deliciar com um programa de TV, quando lembrei-me que ainda estava em débito com os nossos leitores devido não ter escrito um artigo apresentando as esperadas atividades espaciais de nosso país para o ano de 2013, cumprindo assim uma tradição do nosso blog que remota o ano de 2010.

Entretanto, completamente desmotivado com a última afronta com o orçamento da AEB enviado ao Congresso pelo MPOG da presidente Chucky (ela parece muito com o Boneco Assassino do filme, né verdade?) e seus Blue Cats (capitaneados por um menestrel e um banana religioso que vive dizendo amém), comecei a me questionar se valeria a pena eu deixar meu momento de lazer para escrever sobre algo que eu não mais acredito.

Confesso que por um momento cheguei a pensar em largar tudo, mas meu senso de responsabilidade e de respeito com o compromisso assumido junto aos meus leitores de levar o blog até o dia 30/06/2013, fez com que eu afastasse esse pensamento da cabeça e começasse a escrever.

No entanto, resolvi por uma questão de objetividade me dirigir somente as atividades previstas para ocorrer no primeiro semestre do ano, e assim mesmo acreditando que nem todas serão realizadas.

Assim sendo vamos lá:

Missões e atividades que deverão ser realizadas com a participação direta e indireta do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil e no Exterior:

- Operação Santa Barbara – Operação que deverá ser realizada pelo IAE ainda no primeiro semestre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando testar as redes elétricas do VLS-1 para o voo do VLS-1 VSISNAV, previsto para ocorrer no final de 2013, coisa que sinceramente não acredito que aconteça.

- Operação TEXUS 50 – Operação de lançamento do experimento europeu TEXUS 50 que deverá ocorrer em abril da Base de Esrange (Suécia) através de um foguete brasileiro VSB-30.

- Operação TEXUS 51 – Operação de lançamento do experimento europeu TEXUS 51 que deverá ocorrer em abril da Base de Esrange (Suécia) através de um foguete brasileiro VSB-30.

- Operação SCRAMSPACE I - Operação de lançamento do experimento hipersônico australiano SCRAMSPACE I que deverá ocorrer em maio da Base de Andoya (Noruega) através de um foguete brasileiro VS-30/Orion.

- Operação HIFIRE 7 – Operação de lançamento do experimento hipersônico australiano/americano HIFIRE 7 que deverá ocorrer em junho da Base de Andoya (Noruega) através de um foguete brasileiro VSB-30.

- Nesse primeiro semestre também devem ser realizadas tanto no IAE, como no INPE e nas respectivas empresas contratadas, atividades relativas aos projetos da PSM (Plataforma Suborbital de Microgravidade), do SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial), do SAMF (Sistema de Alimentação Motor-Foguete), dos motores líquidos L5, L15 e L75, do motor sólido S50, do VLM-1, dos satélites CBERS 3 e 4, e dos satélites Amazônia-1, Lattes-1, ITASAT-1 e Nanosatc-BR-1, além do já em andamento projeto CONASAT.

Missões com poucas ou nenhuma chance de serem realizadas no primeiro semestre e talvez em todo ano de 2013:

- Operação SARA Suborbital 1 – Esta operação está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre desse ano, mas se os recursos para mesma não foram garantidos no orçamento do ano passado, com o vergonhoso orçamento da AEB para esse ano enviado recentemente ao Congresso pela presidente Chucky e seus Blue Cats, dificilmente essa missão será realizada em 2013.

- Lançamento dos EUA do tubesat “TANCREDO-1” da Escola Municipal de Ubatuba (SP) pela empresa americana Interorbital Systems. Sinceramente, para infelicidade dos jovens alunos e de seu fantástico professor não acredito que essa empresa venha cumprir no primeiro semestre essa sua previsão e nem tão pouco no ano de 2013.

- Operação VLS-1 VSISNAV – A previsão de lançamento para o final de 2013 dessa importante missão tecnológica do VLS-1 foi mortalmente atingida pelo irresponsável orçamento da AEB enviado ao Congresso pela presidente Chucky e seus Blue Cats e, portanto não deverá mais ser realizada em 2013.

Área Privada:

Já na área privada, a novela da Visiona e de seu projeto SGDC deverá ainda gerar no primeiro semestre mais alguns capítulos novelescos capitaneados pelos players envolvidos e pagos pelo erário público brasileiro, e pior, sem qualquer previsão de termino.

Entretanto, e assim eu espero e torço, algumas surpresas possam surgir de empresas como a Edge Of Space, Acrux Aerospace Technologies, INOTECH e talvez da Coyote Rockets, que segundo eu soube está voltando com força total.

Educação:

Já na área da educação, o grande evento do primeiro semestre deverá ser mesmo a realização da II Edição do SPACECAMP, que está previsto para acontecer na segunda quinzena desse mês de janeiro na região de Taubaté (SP), numa iniciativa da empresa Acrux Aeroespace Technologies em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Também não podemos esquecer que o programa do governo “Ciências sem Fronteiras” visa também beneficiar as atividades espaciais do país, pelo menos no papel e quem sabe algo de positivo relativo a esse programa possa acontecer nesse primeiro semestre.

Além disso, quem sabe se entidades como a própria AEB, a AAB, o NTA, o CEFAB, o CEFEC do Prof. José Felix Santana, e tantas outras entidades espalhadas no país, não se movimentam e criam nesse primeiro semestre, eventos em parceria ou individualmente, que possam ajudar na divulgação das atividades espaciais brasileiras.

Pois é leitor, é isso ai e sem mais a acrescentar,

Abraços em todos

Duda Falcão

Comentários

  1. Oi Duda!

    Relativamente ao lançamento do 14-X atravez de um VSB-30, e ao lançamento do Cubesat NanosatC-BR tambén não se darão no primeiro semestre de 2013?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Não obtive mais informações sobre o 14-X e na atual situação acho difícil que ele seja lançado em 2013. Quanto ao Nanosatc-BR-1, ele ficou para setembro de 2013 e deve ser lançado por um foguete Falcon 9 da SpaceX americana.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Provavel mesmo. O pior é que outros países (como a Austrália e a Alemanha) já fizeram marcações para experimentos na área de screamjet recorrendo aos NOSSOS foguetes.

      Excluir
  2. A essa altura, vou ser um pouco cínico, ou realista, já nem sei mais.

    Mas por tudo que estamos denunciando por aqui, se alguma "boa alma" conseguir usar os lançamentos de FTBs e FTIs para algo mais do que simplesmente manter as equipes de lançamento em estado de prontidão, nem que seja com lançamento de experimentos estudantis, já vou me dar por satisfeito.

    Isso porque até onde eu sei, cada um dos nossos dois centros de lançamento recebe uma quantidade pré estabelecida desses foguetes a cada ano, então na "verdade verdadeira", estes são os únicos lançamentos com os quais podemos contar.

    O resto é futurologia.

    A verdade está cada vez mais dura...

    ResponderExcluir

Postar um comentário