Pesquisador do INPE Esclarece Mito do Fim do Mundo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisador do instituto esclarece mito do Fim do Mundo.

Duda Falcão

Pesquisador Esclarece Mito do Fim do Mundo

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2012

Em resposta às infundadas teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012, Clezio Marcos De Nardin, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulga artigo que esclarece a origem da previsão de que o final estaria próximo. Confira a seguir.

Sabe qual é a origem da previsão de que o mundo vai acabar em 2012?

A história começou com alegações de que Nibiru (um planeta supostamente descoberto pelos sumérios) está se dirigido para a Terra.

Esta catástrofe foi inicialmente prevista para maio de 2003, mas quando nada aconteceu a data do fim do mundo foi movido para dezembro de 2012 e ligada ao fim de um dos ciclos do calendário maia, no solstício de inverno em 2012.

Coincidentemente, este também era o valor próximo da data inicialmente prevista para o máximo de atividade solar. Daí a data do fim do mundo previsto de 21 de dezembro de 2012.

Quanto ao calendário maia, este é baseado nas periodicidades de relação entre a Terra e o Sol, mas existem outras culturas aqui na Terra que usam calendário lunar. Nós mesmos das sociedades orientais ainda usamos, como no caso da Páscoa. Outro exemplo claro é o do calendário judaico ou hebraico.

Para complicar mais, há os calendários mistos que se utilizam tanto do Sol quanto da Lua, como o calendário chinês que é mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. A partir dele surgiu o horóscopo chinês e a transição dos nascidos sob o signo de Dragão para Serpente ocorre somente no final do dia 9 de fevereiro de 2013.

Quanto ao próximo máximo de atividades solar, ainda há muita imprecisão. Somente podemos especular que ele deve ocorrer no decorrer da nossa primavera de 2013, com um número de manchas solares bem inferior ao máximo do ciclo anterior.

Para saber mais:

Hathaway, Solar Physics; 273, 221 (2011)
Hathaway, Wilson, and Reichmann Solar Physics; 151, 177 (1994)
Ohl and Ohl, Solar-Terrestrial Predictions Proceedings, Vol. II. 258 (1979)
Richard Thompson, Solar Physics 148, 383 (1993)


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Pois é leitor, sendo assim o mundo na vai acabar na semana que vem como muitos estão dizendo, pesando e se preparando para um eventual apocalipse, pelo menos não na visão do pesquisador Clezio Marcos De Nardin. Como temos ainda alguns dias para descobrir quem está certo, vamos curtir ao máximo, com responsabilidade e segurança é claro, mas aproveitando os bons prazeres da vida, e no caso do pesquisador de Nardin não estiver certo, por favor galera, vamos chegar no ‘Vale do Torugo’ sem fazer bagunça, mostrem que nós brasileiros também sabemos nos comportar na terra dos outros.

Comentários