INPE Divulga Imagens da Ocultação de Jupiter Pela Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Miniobservatório do instituto divulgou imagens da ocultação do planeta Júpiter pela Lua.

Duda Falcão

Miniobservatório Divulga Imagens
da Ocultação de Júpiter pela Lua.
Fenômeno se repetirá no Natal

Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2012

O Miniobservatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou imagens da ocultação de Júpiter, ocorrida em 28 de novembro, quando a Lua encobriu o planeta. O fenômeno, observado em várias regiões brasileiras por aproximadamente uma hora, tornará a acontecer no Natal.

“Na noite de 25 de dezembro também será possível observar a olho nu a Lua passando na frente do planeta Júpiter”, informa André Milone, pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE e responsável pelo Miniobservatório.

A próxima ocultação de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, poderá ser vista de praticamente todo o território nacional. Os horários em cada região podem ser conferidos no endereço http://www.lunar-occultations.com/iota/planets/1226jupiter.htm



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Belas fotos.

Comentários

  1. Pessoalmente gosto de astronomia apesar de ser um amador. A unica lente de ampliação que tenho aqui são uns binóculos da Canon, que já permitem ver as crateras da lua. Apesar de dúvidar que Jupiter seja mais que um pequeno ponto com este binóculo, irei acompanhar o fenómeno no dia 25.

    ResponderExcluir

Postar um comentário