Est. de Verão no IFSC-USP Tem Grande Procura Estrangeira


Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (06/12) no site da “Agência FAPESP” destacando que o “Estágio de Verão” no IFSC-USP tem grande procura de alunos estrangeiros.

Duda Falcão

Notícias

Estágio de Verão no IFSC-USP Tem
Grande Procura de Estrangeiros

06/12/2012

Instituto de Física de São Carlos
recebe 58 candidaturas, da América
Latina, África, Ásia e Europa;
15 são selecionados para
estágio de dois meses (IFSC)
Agência FAPESP – O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), por meio de sua Comissão de Relações Internacionais, abriu em agosto as inscrições para o primeiro Estágio de Verão para alunos estrangeiros que estejam perto de terminar cursos de graduação, com particular destaque para aqueles que estudam na América Latina.

De acordo com o IFSC, a resposta superou as melhores expectativas, tendo recebido 58 candidaturas, até mesmo de estudantes da Europa, Ásia e África. O país com maior número de candidatos foi o Chile, com 20, seguido do Peru, com oito, e Argentina e México, com quatro.

O número elevado de candidaturas obrigou a um esforço suplementar do IFSC para selecionar, equilibradamente, o lote de alunos estrangeiros que irão passar dois meses em São Carlos. Foram 15 os selecionados, dos seguintes países: Chile (4), Peru (3), Colômbia (3), Argentina (2), Egito (1), México (1) e Suíça (1).

Os alunos selecionados para este Estágio de Verão do IFSC trabalharão durante dois meses em laboratórios de pesquisa sob a supervisão de um docente, em um projeto de pesquisa escolhido pelo supervisor, e serão totalmente financiados pelo Instituto, que pagará passagem aérea, hotel e estada.

Os candidatos selecionados irão trabalhar nas seguintes áreas de pesquisa: Nanotoxicologia, Biologia Estrutural e Molecular, Campo de Materiais, Física Experimental da Matéria Condensada, Astrofísica, Química Medicinal, Novos Materiais, Computação Científica, Fotônica e Biofotônica, Mecânica Clássica e Cristalografia.

“Fizemos uma divulgação muito grande junto às melhores universidades da América Latina, já que a nossa intenção foi trazer alunos que quisessem aproveitar o verão para realizar esse estágio e o calendário escolar ideal era o da América Latina”, disse Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, vice-diretor do IFSC.

Segundo Oliveira, o programa de estágios é muito ágil, com pouca burocracia, e permite que os alunos trabalhem em qualquer área de pesquisa do IFSC, onde as equipes são multidisciplinares.

“O programa é importante também para os nossos alunos de graduação, já que eles terão a oportunidade de interagir com colegas estrangeiros, conhecer novas culturas, novos idiomas e trocar experiências acadêmico-científicas”, disse.

Uma próxima chamada ocorrerá em abril de 2013 e o IFSC mudará o foco para atrair mais alunos da Europa, América do Norte e Ásia.

Mais informações: www.ifsc.usp.br


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários