AAB Conc. MiniSat - Anúncio e Apresentação do Vencedor

Olá leitor!

Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) enviou hoje (05/12) o boletim de nº 241 descrevendo em linhas gerais a proposta vencedora do Concurso AAB Minisat, apresentada pelo seu idealizador, o Eng. João Dallamuta de Londrina (PR), durante do Encontro Mensal/ Nov. 2012 da AAB, ocorrido no MAB dia 29/11.

Duda Falcão

AAB Boletim 241

05 novembro 2012

"AAB Concurso MiniSat - Anúncio e Apresentação de Vencedor"

Concorreram ao concurso AAB MiniSat cinco propostas oriundas de proponentes residentes nos estados de SP (3), SC (1) e PR (1). Pelo conteúdo e qualidade das mesmas, todas foram selecionadas para a fase final do concurso. Essa última exigiu que as propostas fossem mais elaboradas e apresentassem um maior detalhamento. Quatro das propostas anteriormente qualificadas foram reapresentadas e a Comissão selecionou uma delas como aquela que atendeu mais adequadamente os critérios estabelecidos. A proposta selecionada foi apresentada por Eng JOÃO DALLAMUTA, professor e consultor residente em Londrina (PR). Sua proposta "Satélite de Telecomunicações Santos Dumont (STSD)" objetiva o desenvolvimento e qualificação de dispositivos e equipamentos que operem com alto desempenho em satélites de pequenas dimensões (25 kg). Essa iniciativa da AAB vem despertando interesse em setores públicos e privados de proporcionar a execução do projeto. A AAB, como anunciou ao abrir o concurso, comprometeu-se a apoiar, tecnicamente e financeiramente (articulando financiamentos públicos e privados) a proposta selecionada. Dessa forma a AAB estará constituindo um Comitê Técnico-Gerencial para acompanhamento do projeto, o qual iniciará suas atividades no primeiro trimestre de 2013. Sem promessa ou profecia, a AAB estima que o STSD possa estar pronto em 2015/2016.

--

AAB - Associação Aeroespacial Brasileira
Caixa Postal 6015
12228-970 São José dos Campos - SP


Fonte: Associação Aeroespacial Brasileira (AAB)

Comentário: Como o leitor deve saber, estive na reunião da AAB no dia 29/11 e gostei muito desse projeto do Eng. João Dallamuta e não poderia deixar de expor minha posição favorável a seu projeto. Infelizmente tive problemas com a máquina fotográfica que levei (era emprestada) e estou ainda tentando resolver para em breve postar no blog o relato dessa minha viagem, onde também tive a oportunidade de visitar o LINCS (Laboratório e Identificação, Navegação, Controle e Simulação) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e conhecer esse grande profissional do PEB, o Dr. Waldemar Castro Leite, coordenador do Projeto SIA (Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial) e sua equipe de valorosos profissionais. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Eng. João Dallamuta por ter assinado a nossa Petição contra esse desatino que é essa iniciativa desastrosa da ACS, como também a todos profissionais do PEB ou não, que tem nos apoiado com a nossa iniciativa. Estamos na luta.

Comentários

  1. Tá ai uma iniciativa "de baixo para cima" que tem tudo para dar certo...

    É até provável que esse satélite fique pronto antes de qualquer um dos "oficiais".

    Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário