Estudante Paraense Participa de VIII Jorn. Espacial Brasileira

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (17/11) no site “G1” do globo.com destacando que estudante paraense participa de “VIII Jornada Espacial” em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

Pará

Estudante Paraense Participa de
VIII Jornada Espacial Brasileira

Aluno foi convidado pelo bom desempenho em olimpíada espacial.
Ele está entre 50 estudantes escolhidos para participar do evento.

Do G1 PA
17/11/2012 - 19h21
Atualizado em 17/11/2012 - 19h23

(Foto: Divulgação)
Murilo Leão Pereira é um dos 50
estudantes no Brasil a
participar da VIII Jornada
Brasileira Espacial
Um estudante do 2° ano do ensino médio de um colégio particular de Belém vai poder participar da VIII Jornada Espacial Brasileira em 2012, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O paraense Murilo Leão Pereira, 17 anos, foi convocado a participar do evento, realizado entre os dias 18 e 24 de novembro em São José dos Campos (SP), após ter um bom desempenho da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!).

Murilo está entre 50 estudantes brasileiros que participam do evento. O jovem vai acompanhar palestras e oficinas, e vai poder visitar as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele vai acompanhado do professor do corpo docente de física Wellington Pinheiro.

O estudante se mostrou ansioso pela visita às instalações da TV Vanguarda, onde onde os alunos vão aprender como se dá o processo de transmissão de TV via satélite. Murilo, que é aluno das turmas que preparam os estudantes especificamente para as carreiras militares, parece ainda não acreditar na oportunidade.

“Parece que é meio que um sonho até agora”. Sobre a prova da olimpíada, ele conta. “A prova era à tarde, eu tinha que ir pra aula pela manhã, depois tinha educação física e no dia seguinte teria prova logo pela manhã de novo. Fiquei com medo de ficar muito cansado. Resolvi fazer pra ver se eu realmente sabia tudo que tinha aprendido na escola. E se eu não tivesse feito não iria conhecer o ITA agora”, analisa o estudante.

Todos os estudantes têm a oportunidade de visitar o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Visitantes, ambos no Inpe, além do Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço, a Lua e alguns planetas.

A jornada é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB na Escola, e premia os estudantes – e professores - do Ensino Médio que alcançam as melhores pontuações nas questões de Astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!). O astronauta brasileiro Marcos Pontes é um dos convidados do evento, além de especialistas do Inpe, Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da AEB.

A Programação

Nas palestras são abordados temas relacionados à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Já as oficinas tratam da interpretação de imagens de satélites e a construção e lançamento de foguetes feitos de garrafas PET. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) são apresentados os vários foguetes de sondagem nacionais, além da maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA!)

Organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a OBA é realizada anualmente e tem como objetivo popularizar o ensino de Astronomia e de Astronáutica junto a professores e estudantes de todo o país. Além disso, a intenção do exame é promover a integração entre a comunidade científica e a estudantil.

Os estudantes selecionados e os respectivos professores participam da Jornada Espacial em São José dos Campos (SP). Eles têm a oportunidade de conhecer um importante polo de desenvolvimento da tecnologia espacial do Brasil.

Todos os anos, a comissão organizadora da OBA! envia às escolas cadastradas um material didático sobre os temas que serão abordados nas provas, composto por um CD de apresentação, além de revistas sobre o tema, como a Espaço Brasileiro, produzida pela AEB, Ciência Hoje, cartazes, dobraduras e livros.

Apesar de ser uma olimpíada, a OBA! Não tem o objetivo de estimular a competição e, sim, o aprendizado. Por isso, os enunciados das questões são elaborados de modo a levar informações sobre os temas propostos, o que permite reflexões e contribui para a formação de alunos e professores.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentários

  1. ESSE AI FOI O UNICO ALUNO QUE FOI? TA PARECENDO, VAMOS RESPEITAR OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Você está equivocado amigo, não houve aqui falta de respeito nenhum. A matéria é da imprensa paraense sobre a participação e do jovem paraense na jornada.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário