CLBI Lança Hoje Foguete de Trein. Intermediário (FTI)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/11) do blog do jornalista maranhense Maurício Araya, informado (como já havíamos divulgado em nota anterior) de que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lança hoje (13/11) um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) da “Operação Tangará I”.

Duda Falcão

CLBI Lança Foguete de Treinamento
Intermediário Nesta Terça-Feira

Por Maurício Araya
Segunda-feira, 12 de novembro de 2012 às 13:49

Foto: Divulgação/AEB (arquivo)

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) – localizado em Parnamirim (RN), a 12 km da capital potiguar, Natal – realiza, nesta terça-feira (13), o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte da operação “Tangará I”. A operação tem como objetivo manter a capacitação dos recursos humanos e os meios operacionais do centro de lançamento, cumprindo metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae).

O FTI, o mesmo da família do Foguete de Treinamento Básico (FTB), possui mais de cinco metros de comprimento, capaz de atingir apogeu de 60 mil metros e alcance de 90 km da costa, além de capacidade de transportar experimentos científicos, com alto nível de estabilidade de voo e de transmissão de dados. As missões com o FTI e FTB têm como objetivo oferecer, ao mercado aeroespacial, um foguete de baixo custo, utilizado para treinamento operacional.


Fonte: Blog do Maurício Araya - http://www.blogsoestado.com/mauricioaraya/

Comentários