AEB Participa da Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que a agência irá participar entre os dias 20 e 24/11 da “Feira do Jovem Empreendedor Joseense”.

Duda Falcão

AEB Participa da Feira do
Jovem Empreendedor Joseense

Brasília, 14 de novembro de 2012


A Agência Espacial Brasileira (AEB) estará presente na Feira do Jovem Empreendedor Joseense, realizada entre os dias 20 e 24 de novembro, em São José dos Campos. O objetivo é levar o Programa Espacial Brasileiro as crianças e adolescentes da região e, assim, estimular o aprendizado das ciências mais atraente e criar interesse nesses jovens para que eles um dia venham trabalhar com espaço.

Os visitantes do estande da AEB poderão ver a maquete do foguete de sondagem VSB-30, uma réplica da roupa usada pelo astronauta brasileiro, Marcos Pontes, no espaço e vídeos e imagens sobre o Programa Espacial Brasileiro. Além disso, estarão expostos os experimentos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos e que voaram na Missão Centenário, em 2006, e no foguete de sondagem VSB-30, em 2010.

Durante todo o evento, a AEB realizará a oficina do carro-foguete construído com material reciclado e movido pelo ar comprimido contido num simples balão de látex. A experiência demonstra o Princípio de Ação e Reação.

VIII Jornada - Concomitantemente à Feira do Jovem Empreendedor, a AEB realizará a VIII Jornada Espacial. O evento é um prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área espacial.

Este ano, 50 alunos de 22 estados e do Distrito Federal irão participar da Jornada. Eles terão a oportunidade de conhecer o polo aeroespacial brasileiro por meio de palestras, oficinas e visitas. As palestras irão abordar temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações.

Os participantes da Jornada Espacial terão a oportunidade de conhecer o Laboratório de Integração e Testes (LIT) e o Centro de Visitantes – ambos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA) e as instalações da TV Vanguarda, onde aprenderão como se dá o processo de transmissão de TV via satélite. Uma noite muito aguardada pelos alunos é a visita ao Observatório Astronômico do DCTA, onde eles terão a oportunidade de observar de perto a Lua e os planetas do Sistema Solar. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), os participantes conhecerão os foguetes de sondagem nacionais, além da maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1).

Institucional - A AEB é a instituição governamental responsável pela formulação e coordenação da política e do Programa Espacial Brasileiro. É uma autarquia federal, criada em 1994, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A instituição atua junto a outros órgãos públicos com objetivo de capacitar o Brasil em tecnologias espaciais e aplicá-las nas soluções dos problemas nacionais, em áreas como produção agrícola, monitoramento do clima, defesa do território, telecomunicações e outros.

Serviço

Evento: VIII Jornada Espacial
Local: São José dos Campos (SP)
Data: de 20 a 24 de novembro


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários