CLA Lança Hoje o Sexto Foguete de Treinamento

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) informando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA),  lança hoje, o sexto Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

TECNOLOGIA

CLA Lança Nesta Quarta-Feira o
Sexto Foguete de Treinamento

31/10/2012 - 10h23

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lança nesta quarta-feira (31/10), o sexto Foguete de Treinamento Básico (FTB) deste ano. O lançamento faz parte da Operação Falcão VI. O objetivo do lançamento é o treinamento operacional do Centro de Lançamento e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo. O Foguete de Treinamento Básico faz parte do projeto FOGTREIN desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em parceria com a indústria aeroespacial nacional.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentários

  1. A essa altura, temos que nos conformar com isso.

    Como já disse em outro artigo, a concepção dos foguetes "Fogtrein", é muito legal, até para exportar, não só como foguetes de treinamento, como também como foguetes de sondagem de pequeno porte.

    O triste é constatar que hoje em dia estamos lançando mais foguetes de treinamento que qualquer outro...

    Uma coisa boa também, seria não desperdiçar as cargas úteis desses foguetes, mesmo que fosse para fazer experiências bem simples, do tipo das efetuadas pelo antigo "Nike Smoke".

    É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogtrein, estes foguetes são fabricados pela Avibrás e são descendentes dos misseis utilizados pelo sistema Astros II.
      Acho que a qualificação deste foguete vai contribuir bastante para ambos programas.
      Quando teremos o FTI?

      Excluir
    2. Caro Charles!

      Tudo no PEB passa pela incerteza gerada na falta de recursos financeiros adequados. assim sendo, acredito que esse seja também o caso do FTI. Entretanto, existe uma esperança que ele venha fazer seu primeiro vôo em 2013. A propósito, já assinou a Petição da ACS?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    3. Opa! acho que houve um erro de digitação na pergunta original do Charles...

      Na vredade, o FTI já existe, e tem sido usado. o que parece que falta é o FTA, Foguete de Treinamento Avançado.

      Sobre esse eu não sei nada ainda. Se alguém souber, posta aqui!

      Abs.

      Excluir
    4. Olá Marcos!

      Até eu engolir essa, rsrsrs. Você tem razão é o FTA, o FTI já foi lançado por diversas vezes e está em fase de qualificação. Já quanto ao FTA, nada ainda significativo foi divulgado sobre o mesmo, a não ser que deverá alcançar 100 km de altitude e que é o foguete final dessa família que está sendo desenvolvida pela Avibrás.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilan Space)

      Excluir

Postar um comentário