O Que Será Que Aconteceu com a Operação HIFIRE 3?

Olá leitor!

Foi divulgado no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) uma nota informado o lançamento do foguete brasileiro VS-30/Orion com a carga útil HIFIRE 3, carga essa integrante do programa hipersônico internacional “Hypersonic International Flight Research Experimentation Program”, e segundo a nota do IAE, esse lançamento teria ocorrido dia 13/09 do Centro de Lançamento de Andoya - AAR (Noruega) através Agência Espacial Alemã (DLR).

Entretanto, após procurar por sete dias informações na mídia internacional sobre essa operação, até o momento não encontrei absolutamente nada sobre a mesma, o que é bastante estranho, já que na net existe uma vasta documentação sobre o programa hipersônico HIFIRE.

Vale dizer que apesar dos meus esforços, só conseguir achar dois arquivos antigos que citam muito rapidamente a carga útil HIFIRE 3, sem entrar em muito detalhes. Bem diferente, por exemplo, das cargas úteis HIFIRE 4, 5, 7 e 2, essa recentemente lançada.

O que será que houve com a HIFIRE-3? Porque não foi divulgado até hoje na mídia internacional nada sobre o lançamento dessa operação? Realmente é bastante estranho, já que esse programa tem tido nos últimos anos uma grande cobertura dessa mesma mídia.

Duda Falcão

Comentários

  1. Duda, dá uma olhada nesse link. Foi divulgado no Twitter do Andøya Rocket Range agora a pouco: http://www.rocketrange.no/?p=1392&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heverton!

      Realmente, deve ter saído agora a pouco, pois vinha procurando informações por 7 dias sem encontrar, inclusive no site AAR e do DLR. Valeu amigo,

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir
  2. Oi Duda,

    Bom, parece que existem dois programas com o nome de Hifire. O Alemão com foguetes Brasileiros e um Australiano com recursos Americanos.

    Ambos possuem uma missão denominada Hifire-3.

    Encontrei apenas um artigo sobre a missão Alemã, publicado hoje dizendo que a Hifire-3 foi lançada dia 13 desse mês.

    Daí, suponho que as missões do programa Alemão, não estão seguindo a ordem dos números, e por ser a mais recente, isso justificaria a falta de informações.

    Seguem os links que encontrei usando '"hifire-3" + launch' na pesquisa:

    Alemão
    Australiano 1
    Australiano 2

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos!

    É o mesmo programa que tem a participação do DLR, NASA, DSTO (Australiano), JAXA e a CIRO Italiana. Entretanto, como você mesmo pode notar o Heverton encontrou algo acima.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Opa!

    O link que o Everton menciona é o mesmo que eu encontrei.

    Eu não acompanhei muito a história do projeto, mas ao que tudo indica, se é o mesmo, mudou muito ao longo desses anos.

    Encontrei um artigo sobre o lançamento do Hifire-0:

    first HIFiRE

    E no artigo, eles deixam claro que o programa é entre Austrália e Estados Unidos, especificamente entre o Departamento de Defesa Australiano e a Força Aérea Americana.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos!

    É isso mesmo que aconteceu. A origem do programa foi Australiana e Americana, mas hoje conta com a participação da Alemanha, do Japão e da Itália, tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário