INPE/C. Paulista Recebe Estudantes em seu 42º Aniversário

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE de Cachoeira Paulista (SP) receberá estudantes de 26 a 28/09 durante a realização das comemorações do 42º Aniversário de fundação dessa instituição.

Duda Falcão

INPE de Cachoeira Paulista Recebe
Estudantes em seu 42º Aniversário.
Escolas Podem Agendar Visita

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2012

De 26 a 28 de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) festeja o 42º aniversário de sua Unidade de Cachoeira Paulista. O destaque da programação comemorativa é o projeto “INPE Portas Abertas” que, em sua terceira edição, prioriza alunos do ensino médio e técnico interessados em conhecer os diversos projetos e produtos que são gerados pela unidade de Cachoeira Paulista.

Para participar, é necessário agendamento prévio pelo telefone (12) 3186-9254. Haverá visita monitorada aos prédios do Laboratório de Combustão (LCP), Divisão de Geração de Imagens (DGI), Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) e Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

A semana festiva, além da realização do projeto “INPE Portas Abertas”, será comemorada também com eventos dirigidos aos próprios servidores e colaboradores, como caminhada ecológica, celebração de uma missa e exposição de trabalhos manuais realizados pelos inpeanos de Cachoeira Paulista. Para encerrar a programação, no dia 28 de setembro (sexta-feira) acontece a tradicional cerimônia de entrega de medalhas aos servidores que completam 10, 15, 20, 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho dedicados ao INPE.

Atividades

O dia 28 de setembro foi instituído como o aniversário da unidade de Cachoeira Paulista em alusão à data em que foi efetivada pelo Estado de São Paulo a doação da área à então Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), órgão precursor do INPE.

A unidade de Cachoeira Paulista reúne atividades nas áreas de Meteorologia, com a previsão do tempo e serviços climáticos; Observação da Terra, com o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, que está entre os que mais distribuem imagens de satélite no mundo; Combustão, Propulsão e Catálise, com laboratórios e bancos de teste de propulsores de satélites; e Ciência do Sistema Terrestre, com o foco na interface entre as mudanças ambientais globais e as questões de desenvolvimento para o país.

Ainda no campus de Cachoeira Paulista está instalado o Projeto BDA - Arranjo Decimétrico Brasileiro, o primeiro rádio-interferômetro nacional em ondas destinado ao estudo do clima espacial; a Estação de Sensoriamento Remoto Marinho, e o Laboratório de Catálise Ambiental, que desenvolve tecnologias para a captura e o armazenamento seguro e econômico do gás carbônico emitido nos processos de combustão para geração de energia.

Para dar suporte a todas essas áreas, a unidade de Cachoeira Paulista é composta por um corpo administrativo que contribui com a sustentação das ações do campus e cuida de uma área de 480 alqueires, onde estão distribuídas as atividades.

Saiba mais sobre as atividades nas páginas:



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários