A CPE do ITA Discute Perfil do Engenheiro Produto da Escola

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/09) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que a Comissão de Planejamento Estratégico do ITA discutiu dia 14/09 o perfil do Engenheiro produto da escola.

Duda Falcão

Notícias

Comissão de Planejamento Estratégico do ITA
Discute o Perfil do Engenheiro Produto da Escola

Assessoria de Comunicação Social do ITA
Colaboração: Glória Assumpção
19/09/2012 - 15:30

A Comissão de Planejamento Estratégico do ITA faz a segunda reunião conjunta, em caráter de fórum, como parte das ações do Plano de Expansão do ITA.

A Comissão de Planejamento Estratégico do ITA, composta de membros internos e externos reúne-se pela segunda vez (14/09) para discutir “O Perfil do Engenheiro e suas Áreas de Atuação nos Campos Aeronáutico, Espacial e de Defesa” em três apresentações, seguida de debate.

A CPE instituída pela Portaria no. 83-T/ID, de 2 de abril de 2012 é composta de membros externos e internos e tem por objetivo orientar o ITA em interação com grupos de trabalhos internos à Escola quanto aos temas e áreas de atuação presente e, particularmente, futura, nos perfis e no grau de especialização dos profissionais a serem formados. Dentre outras atividades, colaborar com o projeto de criação do Centro de Inovação do ITA, coordenando o debate e orientando acerca dos requisitos do ensino de engenharia para atender aos objetivos de relacionamento mais intenso da Escola com seus parceiros externos de maior envolvimento com atividades de inovação e com o estímulo à criatividade e empreendedorismo de seus alunos.  A CPE é formada de membros internos, os professores e pesquisadores do próprio Instituto e os membros externos ex-reitores, diretores de empresas e instituição de fomento à pesquisa e pesquisadores.

Reitor do ITA
Para esta segunda reunião, foram convidados pesquisadores renomados para fazer a apresentação do perfil do engenheiro. O Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro-do-Ar Wander Almodovar Golfetto, destacou a visão do DCTA sobre o perfil do engenheiro de concepção, com suas competências e habilidades.

O Vice-Presidente e Engenheiro Chefe da EMBRAER, Engenheiro Emilio Matsuo, apresentou um perfil de engenheiro que tivesse desenvolvido a capacidade de aprender, capaz de prover meios de investigar necessidades e oportunidades de mercado, gerar idéias e novos conceitos.

O Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dr. Leonel Fernando Perondi, destacou o engenheiro espacial dando ênfase ao conjunto de requisitos de mais alto padrão para o qual um objetivo seja proposto – gestão de projetos, gestão da qualidade e produtos finais.

O Reitor do ITA, Dr. Carlos Américo Pacheco, encerrou o evento citando a formação técnica que o ITA é capaz de dar ao profissional que entrega ao futuro do país,  “capaz de fazer um diferencial para a sociedade”, pontuou.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

Comentários