Pesquisadores do Japão Visitam o LNA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada no informativo “LNA em Dia” de 16/07/2012, relatando à visita de pesquisadores do Japão às instalações do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Duda Falcão

Pesquisadores do Japão Visitam o LNA

LNA em Dia
16/07/2012

O LNA recebeu nos dias 23 e 24 de maio a visita de Atsushi Shimono e Hajime Sugai, membros do Instituto de Física e Matemática do Universo (IPMU), localizado em Tókio, no Japão.

O Brasil, por meio de uma parceria entre o Instituto de Astronomia e Geofísica da USP (IAG) e o LNA, está colaborando com outros países para a construção de um instrumento astronômico (um espectrógrafo multi-objeto) para o telescópio SUBARU, que fica em Hilo, no Havaí. Este projeto tem o nome de PFS-SUMIRE, que em português significa Sistema de Posicionamento de Fibras.

A parceria IAG/LNA é responsável pelo desenvolvimento e montagem do cabo de fibras ópticas (2.400 fibras) com comprimento estimado em 55 metros, sendo o cabo com maior tamanho e quantidade de fibras ópticas já desenvolvido no Brasil.

Os integrantes do IPMU vieram ao LNA para uma reunião técnica junto à coordenação de instrumentação gerenciada pelo pesquisador Antonio Cesar de Oliveira. Fazem parte deste trabalho: Ligia Souza de Oliveira, Marcio Vital de Arruda, João Batista Carvalho de Oliveira, Tânia Pereira Dominici, Vanessa Bawden de Paula Macanhan de Arruda e Rodrigo Vilaça.

Atsushi Shimono e Hajime Sugai em visita ao
laboratório de fibras ópticas do LNA


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 25 - pág. 04 - 16/07/2012

Comentários