terça-feira, 17 de julho de 2012

CLA Realiza Simulação de Acidente no Maranhão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (17/07) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza Simulação de Acidente no Maranhão.

Duda Falcão

ESPAÇO

Centro de Lançamento de Alcântara Realiza
Simulação de Acidente no Maranhão

CLA
17/07/2011 - 13h59

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou nesta semana (16/07) uma simulação de acidente com o objetivo treinar equipes médicas para uma eventual situação de emergência. A simulação faz parte do cronograma de atividades da Operação Salina, iniciada no último dia 20 de junho, pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A atividade simulou uma situação de acidente nas imediações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), mais precisamente na Torre Móvel de Integração (TMI). No local, ocorrem testes funcionais com um "mock-up" inerte do Veículo Lançador de Satélite (VLS) - uma maquete em tamanho real. Durante a simulação, três acidentados receberam cuidados médicos. O inicio da simulação foi marcado por um sinal de alerta na área da TMI, que colocou as equipes médicas de prontidão. Após o acionamento o Pelotão Contra-Incêndio (PCI) verificou a área, de modo que fosse garantida a segurança dos profissionais de saúde que atuariam no local em seguida. Após a liberação, a equipe médica passou a prestar o atendimento estabilizando o quadro clínico dos acidentados para o transporte aéreo. No mesmo instante, pilotos do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) a bordo de helicóptero H-1H prestaram apoio para realização da evacuação aeromédica, de Alcântara para São Luís.

Ao todo, a simulação do disparo do alarme até a chegada do paciente ao hospital em São Luís levou 1 hora e 45 minutos. Durante a atividade, também foram testados os sistemas de fuga da torre de escape instalada ao lado da nova TMI.

Na Operação Salina, é realizado o transporte, a preparação e a integração mecânica de um "mock-up" estrutural do VLS-1 – estrutura real do veículo com substância inerte em substituição do propelente sólido – e ensaios e simulações para verificação da integração física, elétrica e lógica da Torre e dos meios de solo do CLA associados à preparação para voo do VLS-1. Além do IAE e CLA, participam da Operação Salina com o apoio logístico e de pessoal o COMAR I, II FAE, V FAE, IPEV e IFI.

TORRE MÓVEL DE INTEGRAÇÃO (TMI)

Altura: 33 metros
Comprimento: 12 metros
Largura: 10 metros
Peso: 380 toneladas
Deslocamento: 4,5 metros por minuto

Estágio atual: Automatização (fase final)

Operação Salina: A Torre passa por testes funcionais com a integração de um mock-up do VLS-1 inerte (sem combustível e satélite) durante a operação.

VEÍCULO LANÇADOR DE SATÉLITES (VLS)

Número de estágios: 4;
Comprimento total: 19.4 metros
Diâmetro dos estágios (todos): 1,0 metros
Diâmetro da coifa principal: 1,2 metros
Peso: 49,7 toneladas (na decolagem)

Estágio atual: Ensaios motores foguetes (realizados)
Redes Pirotécnicas: (prontas)
Redes Elétricas: (em execução)
Ensaios de separação dos estágios: (realizados)
Mock-up: (estrutura pronta - aguardando redes elétricas e pirotécnicas)
Veículo de voo: VLS-VSISNAV (motores em processo de carregamento)

Operação Salina: Um veículo inerte (sem combustível e satélite) foi acoplado à nova TMI durante a operação.

Fotos: Sd Gilberto - CLA
Sistema de fuga da Torre de Esacape da nova TMI

Acidentado durante simulada da Operação Salina

Remoção de acidentado durante simulada da Operação

Resgate de vítima durante simulada da Operação

Remoção da vítima até helicóptero de resgate

Segunda vítima transportada até o helicóptero

Segunda vítima transportada até o helicóptero

Helicóptero de resgate segue rumo a São Luís


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Um comentário:

  1. Opa,bom dia,Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir