China e Brasil Querem Renovar Acordo de Coop. Espacial

Olá leitor!

Segue uma matéria postada hoje (07/07) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que o Brasil e a China negociam renovar acordo de cooperação em satélites.

Duda Falcão

Ciência

China e Brasil Negociam Renovar
Acordo de Cooperação em Satélites

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM
07/07/2012 – 05h31

O Brasil e a China começaram nesta semana as negociações para a renovação do programa de cooperação espacial, responsável pelo lançamento de três satélites nos últimos 24 anos.

A continuidade foi acertada no encontro recente entre a presidente Dilma Rousseff e o premiê chinês, Wen Jiabao, às margens da Rio+20.

Caso haja um novo acordo, ele só entrará em vigor após o lançamento de mais dois satélites no programa atual.

O CBERS-3 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês) deve entrar em órbita em dezembro, e o CBERS-4, em 2014.

INPE/Divulgação
Concepção artística do Cbers-2 em órbita
Chefe da comitiva que visitou Pequim nos últimos dias, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, disse que o primeiro passo é a formação de um grupo de trabalho para fazer uma proposta. A meta é aprová-la em meados do próximo ano.

Outro objetivo da visita, segundo Raupp, que era presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira) até virar ministro, foi "envidar esforços para que os CBERS-3 e CBERS-4 sejam lançados na data prevista. Chega de atraso". A previsão inicial era que o CBERS-3 fosse lançado em 2009.

O projeto de cooperação espacial é a parceria mais antiga entre Brasil e China. Já foram lançados o CBERS-1 (1999), o CBERS-2 (2003) e o CBERS-2B (2007). Todos produzem imagens da Terra para obter dados para áreas como agricultura e ambiente.

A comitiva brasileira também participou de reuniões para implementação de centros binacionais de biotecnologia, nanotecnologia e satélites meteorológicos.

Outro ponto da agenda em Pequim foi a implantação do Ciência sem Fronteiras para a China. O programa pretende enviar até 5.000 alunos brasileiros ao gigante asiático nos próximos três anos.

"A parceria com a China é importante porque o país está crescendo", disse Raupp na Embaixada do Brasil em Pequim."Quando você precisa estabelecer a base de um programa espacial, a associação com outro país que também está crescendo nessa área facilita o trabalho."


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 07/07/2012

Comentário: Pois é leitor, infelizmente a visão continua opaca e tímida e as oportunidades que surgem deixadas de lado. Isso terá um custo no futuro e não será barato.

Comentários

  1. concerteza duda , lamentável ! com todos os problemas da crise mundial agrava ainda mais as coisas na nossa fraca gestão espacial brasileira

    ResponderExcluir
  2. Pois é João Paulo!

    Com a disposição da China já expressada pela mídia internacional de cooperar em todas as áreas espaciais com outras nações que tenham interesse, o Brasil se limitar a extensão do Programa CBERS, o desenvolvimento de um satélite meteorológico conjunto, e a implantação do Programa Ciência sem Fronteiras, é realmente frustrante diante das enormes oportunidades de cooperação espacial que poderiam ser estabelecidas entre os dois países. Lamentável!

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário