A ExpoT&C é o Espaço Mais Visitado da 64ª SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (24/07) no site “G1” do globo.com dando destaque a “Exposição de Ciência e Tecnologia (ExpoT&C)” da “64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC)”.

Duda Falcão

Maranhão

Exposição de Ciência e Tecnologia é o
Espaço Mais Visitado da SBPC

Público experimenta novas tecnologias na ExpoT&C, da SBPC.
Mostra estará aberta até sexta-feira (27), quando termina o evento

Do G1 MA com informações da TV Mirante
24/07/2012 - 23h29
Atualizado em 24/07/2012 - 23h30

Na Exposição de Ciência e Tecnologia da 64ª reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ExpoT&C, o público tem a oportunidade não só de ver, mas de matar a curiosidade experimentando novas tecnologias. No espaço, também foram criadas mídias interativas e invenções que despertam o interesse de crianças e adultos pela ciência, como mostra a reportagem do JMTV 2ª Edição.

O espaço é o mais visitado da SBPC. A ExpoT&C é considerada uma das maiores mostras de ciência e tecnologia do país. Na exposição, empresas e instituições públicas e privadas exibem serviços e produtos com inovação tecnológica. Para os visitantes, não importa a idade, é a oportunidade de tocar, experimentar e matar a curiosidade.

Um estande do Instituto de Pesquisas da Marinha atrai curiosos querendo conhecer mais sobre a fauna e a flora do mar. Já o Insitituto Tecnológico de Aeronáutica de São Paulo mostra as invenções dos estudantes. E no meio da exposição, uma área é reservada para a prática de atividades esportivas. Diversões que ninguém esperava encontrar na SBPC.

O que dizer, então, de um foguete feito de garrafa pet? “Mais do que demonstrar, a função maior aqui é despertar interesse em ciência, é abrir apetite”, disse o cientista do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Ronaldo de Almeida.

Na ExpoT&C foram criados dez espaços de mídia interativa, todos pensados no tema sustentabilidade, como, por exemplo, um grafite digital. A mostra está aberta a visitação no campus da UFMA até sexta-feira (27), quando termina a reunião anual da SBPC.



Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Pois éeeee Dona DILMA, abra seu apetite e acorde, antes que o futuro desses jovens e da Sociedade Brasileira como um todo seja profundamente prejudicado por suas ações. Chamo atenção do leitor para a bela apresentadora do jornal maranhense, um dos pontos fortes da reportagem.

Comentários

  1. Olá Duda!
    Me surgiu uma duvida agora. Li uma entrevista do presidente da AEB e ele diz que o projeto do VLM está quase pronto. Se isso é verdade, onde ele será lançado? A partir da TMI mesmo ou de outro sistema?
    Tá aqui onde eu li essa matéria: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/foguete-brasileiro-ucraniano-deve-ter-lancamento-adiado-para-2014

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Heverton!

    Quanto a TMI, não se preocupe, ela foi projetada tanto para o VLS-1, quanto para o VLM-1, inclusive com a possibilidade de ser utilizada por foguetes com estágios líquidos como o sonhado VLS-1 Alfa do "Programa Cruzeiro do Sul". Quanto ao que o presidente da AEB disse, não é novidade nenhuma, já que esse projeto está pronto já a algum tempo (no papel) após ter sofrido algumas modificações, acredito eu por solicitação do DLR. Entretanto existem muita coisa a ser feita, como o motor VS-50 ( que não teve nem seus testes em banco de prova iniciados) e o sistema de controle de atitude do "Projeto SIA" que depende ainda de teste em vôo no VLS-1. Obrigado por ter enviado a dica dessa matéria que postarei aqui no blog mais tarde.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário