Sindicato Cobra Novo Satélite no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/06) no site do jornal “O VALE”, destacando que a o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia (SindCT) cobra do novo diretor do INPE, Leonel Fernando Perondi, participação do instituto no projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) gerenciado pela Embraer.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Sindicato Cobra Novo Satélite no INPE

Grupo Pede Participação em Projeto Gerenciado pela Embraer

Chico Pereira
São José Campos
08 de junho de 2012 - 02:53

Foto: Victor Moriyama
Novo diretor do INPE

A fuga de mão de obra especializada e a possibilidade de o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José, ficar à margem do projeto do satélite geoestacionário foram temas tratados pelo SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia) com o novo diretor do instituto, Leonel Perondi.

O primeiro encontro entre a direção do sindicato e Perondi, após a sua posse, ocorreu na quarta-feira.

O presidente do SindCT, Ivanil Elisário, relatou que a entidade entregou documento com as preocupações sobre o futuro do instituto.

Um dos temas foi a possibilidade de evasão de especialistas para a Visiona, empresa constituída por Embraer e Telebrás para a produção do satélite geoestacionário que será lançado pelo governo em 2014.

O satélite está orçado em R$ 750 milhões. A empresa ficará no Parque Tecnológico.

“O INPE é o único instituto que tem especialistas capacitados para trabalhar nesse projeto. A Visiona poderá chamar esses servidores para o seu quadro funcional”, disse Elisiário. Na avaliação do sindicato, melhor oferta de salário pela Visiona será o chamariz.

“O INPE é também a única instituição no país com capacidade para projetar e especificar satélites. Por isso, consideramos importante a sua participação no satélite.”

Quadro - Elisário relatou que foi tratada também a necessidade de contratação, não somente reposição, mas para ampliação. “Nos próximos anos, se o INPE não ampliar o número de servidores, poderá ficar apenas com a metade do quadro atual”, afirmou.

O INPE possui atualmente 1.003 servidores. Na semana passada, foi lançado edital do concurso para 22 vagas de nível superior (tecnologistas) e 40 de nível médio (técnicos).

Segundo o dirigente, Perondi vai analisar o documento, mas não agendou nova conversa. “Perondi disse que está tomando conhecimento da situação e que irá fazer um levantamento das necessidades.”

SAIBA MAIS

O Que

Documento

Sindicato teve primeiro encontro com novo diretor do INPE nesta semana para tratar de reposição de pessoal e participação no satélite geoestacionário que será lançado em 2014 pelo governo federal

Análise

Nova Reunião

Perondi, que assumiu há uma semana, disse ao sindicato que está em fase de avaliação da situação geral do INPE e que novo encontro será agendado


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 08/06/2012

Comentário: Aproveitamos para agradecer uma vez mais ao leitor paulista José Ildefonso pelo envio dessa matéria.

Comentários