Unicamp Apresenta 'Física nas Férias'

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (28/05) no site do “Jornal da Ciência” da SPBC destacando que já estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio dispostos a investir uma semana das férias de junho no aprendizado de Física Moderna na Unicamp.

Duda Falcão

Notícias

Unicamp Apresenta 'Física nas Férias'

Ascom da Unicamp
28/05/2012

Já estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio dispostos a investir uma semana das férias de julho no aprendizado de Física Moderna. Serão selecionados 80 alunos que ficarão imersos no universo da Física entre os dias 16 e 21 de julho. As atividades teóricas e experimentais serão conduzidas por professores, alunos de pós-graduação e de graduação do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW), em Campinas (SP).

No ato da inscrição, cada participante escolhe um dos temas de investigação e estudo propostos pelos organizadores tais como: 'Como medir a velocidade da luz?', 'O que existe além de prótons, elétrons e nêutrons?', 'A luz é uma onda ou uma partícula?',  'Como funciona uma rede de comunicação óptica?' e 'O que são Superfenômenos?'.  No último dia do evento os grupos apresentam seus resultados.

Tradicionalmente os alunos participantes se entusiasmam muito com as atividades propostas porque se utiliza metodologia científica, com as visitas - que nesta décima edição será no Laboratório Nacional de Luz Sícrotron e no Planetário de Campinas - e com as boas amizades que nascem. De acordo com Débora Princepe, uma das organizadoras, "Todos ganham muito com o Física nas Férias: os participantes que fazem amigos e descobrem que a Física pode ser muito mais interessante do que aquela apresentada em sala de aula, os organizadores que aprendem todos os trâmites e passos para se organizar um evento e o Instituto de Física que atrai bons estudantes para o seu corpo discente de graduação".

Para a edição de 2012, o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp participa oferecendo um problema a ser resolvido na Oficina Desafio.

O Capítulo de Estudantes da OSA - Sociedade Americana de Óptica - na Unicamp e a Coordenadoria de Extensão do Instituto de Física Gleb Wataghin realizam o evento com apoio do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF Unicamp), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações Ópticas (Fotonicom) e da Unicamp.

As inscrições vão até o dia 15 de junho no site www.ifi.unicamp.br/osa/fife.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 28/05/2012

Comentário: Muito interessante. Aproveito para agradecer uma vez mais ao leitor paulista José Ildefonso por ter enviado essa notícia. 

Comentários