Novo Presidente da AEB é Ex-Aluno da UnB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (23/05) no site da “Universidade de Brasília (UnB)” destacando que o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) é ex-aluno da Universidade de Brasília (UnB).

Duda Falcão

POLÍTICA AEROESPACIAL

Novo Presidente da Agência Aeroespacial,
Ex-Aluno da UnB, Toma Posse

José Raimundo Braga Coelho elogiou parceria da
universidade com a Ucrânia e disse que pretende
aumentar esse tipo de intercâmbio

Diogo Lopes de Oliveira
Da Secretaria de Comunicação da UnB
UnB Agência
23/05/2012

Edu Lauton /UnB Agência

Físico formado pela UnB em 1966, José Raimundo Braga Coelho, é o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ele tomou posse nesta quarta-feira (23) pela manhã. Em entrevista concedida à UnB Agência, José Raimundo relembrou sua trajetória desde quando saiu do Maranhão até chegar ao cargo de uma das principais empresas de tecnologia estratégica do país. “Eu acho que se eu não tivesse a oportunidade de entrar na UnB, estaria até hoje carregando água nas costas ou utilizando o jumento que eu tinha no interior do Maranhão”, disse José Raimundo. “Eu bendigo sempre a UnB porque o mundo se abriu para mim depois da minha passagem por lá”, complementou.

José Raimundo é ex-professor da universidade, ex-chefe de Departamento da Matemática e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas da mesma instituição. “Eu construí a Universidade de Brasília. Eu cheguei aqui em 1963. Eu era um obstinado pela UnB”, afirmou.

Sobre seus desafios como novo presidente da AEB, ele disse que pretende articular parcerias com a iniciativa privada e institutos de pesquisa, aumentar o monitoramento de desastres naturais e o controle das fronteiras brasileiras e comandar os programas de lançamento de foguetes junto a China e a Ucrânia. Inclusive, a UnB é uma das principais parceiras da AEB na integração com outros países.

Neste ano, a UnB enviou 12 estudantes de pós-graduação para a Universidade de Dnipropetrovsky, na Ucrânia, onde eles farão mestrado voltado para trabalhar na Alcântara Cyclone Space, empresa binacional que vai se dedicar ao lançamento de foguetes. Para José Raimundo, essa foi “a ideia mais feliz do mundo”. “É fundamental criar uma oportunidade com um país com o qual temos uma relação profissional. Lá, eles vão aprender aquilo que estamos tentando conquistar aqui no Brasil que é a experiência no lançamento de foguetes”, afirmou.

O novo presidente da AEB espera que essa seja a primeira de uma série de atividades conjuntas e se comprometeu. “Eu pretendo incentivar bastante isso. O nosso sistema aeroespacial integrado certamente vai oferecer oportunidades para que esses estudantes possam desenvolver seu trabalho aqui no Brasil”.

Para ilustrar como será sua gestão, José Raimundo citou o Sermão da Sexagésima de Padre Antonio Vieira. O trecho referido é uma metáfora que defende que cada homem precisa de espelho, olhos e luz para ver a si mesmo. “Nosso espelho serão a lógica e a razão. Nossos olhos serão guiados pelo conhecimento. A luz que iluminará o nosso programa aeroespacial é o orçamento que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) viabilizará”, disse o novo presidente, arrancando sorrisos da plateia com mais de 400 pessoas entre autoridades civis, militares e governamentais.

“Sempre que deixei projetos nas mãos de José Raimundo eles foram executados com competência e qualidade”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, seu colega em vários projetos relacionados com a ciência e a tecnologia no país.


Fonte: Site da Universidade de Brasília (UnB)

Comentários