Lançado do CLA com Sucesso o Segundo Foguete FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/05) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou hoje com sucesso o segundo Foguete de Treinamento Básico (FTB) da “Operação Águia I – 2012”.

Duda Falcão

CLA - Operação Águia I

CLA
29/05/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com sucesso, hoje (29/5), um Foguete de Treinamento Básico (FTB) na etapa final da Operação Águia I/ 2012 iniciada no último dia 21 de maio. O lançamento em Alcântara – MA ocorreu às 13h50 pelo horário de Brasília. Conforme as informações de telemetria colhidas durante o rastreio, o veículo atingiu 31,975 Km de altitude (apogeu) em 77,8 segundos após o lançamento. Ao todo o veículo levou 165,3 segundos de vôo até atingir a área de impacto determinada para a operação, distante 16,1 Km do local de lançamento. A partir dos dados levantados na operação será possível futuramente obter a qualificação e certificação dos foguetes de treinamento.

O FTB é um veículo que faz parte do Projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN) iniciado em 2008. O Projeto tem por objetivo capacitar o pessoal envolvido com as operações de lançamento e testar os meios operacionais tanto do CLA, quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) visando lançamentos de maior porte, a exemplo do Veículo Lançador de Satélite (VLS).

A Operação Águia I/ 2012 realizada no CLA contou com a participação de equipe operacional do CLBI, em um treinamento conjunto entre os dois centros de lançamento. Ainda participaram do apoio logístico da operação o 1º ETA, o 3º/7º GAv e o 1º/8º GAv. O próximo lançamento no CLA será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) previsto para ocorrer em meados de agosto nas atividades da Operação Águia II/ 2012.

Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Comprimento total: 3.050 mm
Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm
Peso total do veículo: 68,3 kgf
Peso de propelente: 29,2 kgf
Peso reservado para experimento: 5,0 kgf
Apogeu aproximado (82°): 30 km
Tempo total de voo: 166 seg


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários