Integrantes da ASPAER Acompanham Lançamento no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando a visita ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) dos integrantes da mesma comitiva da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER)”, que visitou o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) dias atrás em São José dos Campos (SP). (veja a nota: “Delegação da ASPAER Visita o IAE”)

Duda Falcão

ALCÂNTARA

Integrantes do Poder Judiciário
Acompanham Lançamento no CLA

CLA
28/05/2011 - 15h40

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta quinta-feira (24/5) a visita de autoridades do Poder Judiciário.  A comitiva foi composta pela Desembargadora Federal Maria Helena Cisne, presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região e pelas Desembargadoras Federais Neuza Maria da Silva e Mônica Sifuentes, ambas do tribunal Regional Federal – 1ª Região. Ainda estiveram na visita, Hélia Maria Bettero, Procuradora Geral da União e Ana Luisa Figueiredo de Carvalho, Procuradora Regional da União – 1ª Região. O Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antonio de Magalhães Kasemodel também esteve presente. Advogados da União e Juízes Federais, inclusive do estado do Maranhão, acompanharam a comitiva que teve a participação de representantes do Exército e da Marinha.

Durante a visita, os magistrados puderam acompanhar do Auditório da Sala de Controle, o lançamento real do Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Águia I, no CLA. Após acompanharem o lançamento, a comitiva participou de uma apresentação institucional do Centro ministrada pelo Tenente Coronel César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA. Na apresentação, o Tenente Coronel Demétrio mostrou detalhes como histórico da unidade e do Programa Espacial Brasileiro, infraestrutura e meios atualmente disponíveis, avanços com a modernização das instalações como Casamata e Sala de Controle e implantação do Circuito Fechado de TV (CFTV), as operações já realizadas e operações futuras a exemplo do Veículo Lançador de Satélite (VLS) e do foguete Cyclone IV a ser lançado pela binacional brasileira-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS). A visita foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), onde os integrantes da comitiva conheceram um modelo real do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), a nova Torre Móvel de Integração (TMI) e o lançador Universal, de onde momentos antes havia ocorrido o lançamento do FTB.

A visita faz parte de uma iniciativa da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) e teve por objetivo apresentar as atividades do Centro de Lançamento de Alcântara aos integrantes do Poder Judiciário. Além do CLA, a comitiva também esteve no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e na EMBRAER, ambas em São José dos Campos.

Fotos: Sgt Augusto/CLA
Chegada da Comitiva do Judiciário ao CLA

Comitiva do Judiciário assiste lançamento no CLA

FTB lançado durante visita do Judiciário ao CLA

Comitiva do Judiciário na nova TMI


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Note leitor que as placas referentes as empresas que construíram a TMI, ou seja a Jaraguá e uma outra que não recordo o nome, mas que são mostradas no vídeo do "VLS-1 VO4" postado nesse final de semana no blog, já foram retiradas pelo COMAER, restando somente as marcas sobre o concreto.

Comentários

  1. Se não me engano, a outra placa dizia "CT Brasil", fundo de ciência e tecnologia da Finep.
    Essa pelo menos podiam deixar!
    Att.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramir!

    É pode ser mesmo amigo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário