Estudantes do ITA Visitam Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (03/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que 32 estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) visitaram no dia 30/03 as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

ENSINO

Estudantes do Instituto Tecnológico de
Aeronáutica (ITA) Visitam Alcântara

CLA
03/04/2011 - 16h26

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu (30/3) a visita de 32 estudantes do primeiro e segundo anos profissionais do curso de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Acompanharam os futuros engenheiros, o Tenente Coronel Especialista em Comunicações Francisco Antonio Ramos de Araujo e os professores Eugênio Vertamatti e Marcelo De Julio, ambos instrutores do curso. Na visita, os estudantes puderam desenvolver trabalho de campo na pista de pousos e decolagens do Centro, atualmente em obras de recapeamento. Sob orientação dos instrutores realizaram a aferição de resistência do solo e estiveram nas galerias pluviométricas subterrâneas recentemente construídas nos arredores da pista. Ainda pela manhã, acompanharam o trabalho de recuperação feito em uma antiga voçoroca. Voçoroca é uma erosão que forma crateras de profundidades variadas. A voçoroca recuperada possuía seis metros de profundidade e ficava em torno do Rio Pepital.

Durante a tarde, em palestra ministrada pelo Major Intendente Roberto Sérgio do Nascimento Pinheiro, Chefe da Divisão Administrativa do CLA, os estudantes e instrutores puderam conhecer mais a respeito do Centro e do Programa Espacial Brasileiro. Em seguida, foi realizada uma simulação de lançamento de foguete no Auditório da Sala de Controle, onde acompanharam todos os detalhes seguidos na preparação até o lançamento e posterior rastreio do veículo lançado. Na programação, checaram as obras da Alcântara Cyclone Space (ACS) e obtiveram informações sobre o empreendimento binacional brasileiro-ucraniano. O projeto visa construir um sítio de lançamento para colocar em atividade o foguete Cyclone-4 que colocará satélites em órbita a partir de Alcântara nos próximos anos. As atividades foram encerradas passando pelo Setor de Preparação e Lançamento do CLA. Lá a comitiva do ITA teve contato com veículos reais, o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) ambos em operação tanto no CLA quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e com a Torre Móvel de Integração (TMI), de onde será lançado o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

A visita faz parte do roteiro de viagem de instrução que os alunos do curso de Engenharia Civil do ITA realizam todo ano visando aperfeiçoamento na área de infraestrutura. Além do CLA, os visitantes também estiveram na Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) e na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

Fotos: S2 Gilberto/CLA
Estudantes do ITA conhecem obras da pista

Estudantes do ITA em trabalho de campo na pista

Estudantes do ITA na antiga voçoroca do rio

Estudantes do ITA na apresentação institucional

Estudantes do ITA em lançamento simulado

Estudantes do ITA nas obras da ACS

Estudantes do ITA conhecem o FTB e o FTI

Estudantes do ITA na nova TMI


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Que bom, essas atividades devem ser estendidas a outras universidades do país, especialmente as que já ministram cursos na áreas de Engenharia Mecânica, Elétrica, Aeroespacial e outras, como a UnB, UFMG, USP São Carlos, UFABC, UNIVAP, UFRN, UFMA, etc...Mudando de assunto leitor, por que será que o Comando da Aeronáutica (COMAER) não divulgou ainda uma nota de como foi a visita da comitiva Argentina ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) ocorrida em 15/03?

Comentários

  1. Ola.

    Olhando essa bela foto da TMI, me pergunto:
    "Por que não inaugurar logo esse estrutura e fazer uma bela festa com fogos, belas palavras de não tão belos políticos e toda pompa de costume???" Será que esperarão chegar mais próximo um pouco das eleições ou vão deixar para a COPA de 2014? O prazo que eles deram para inaugurar já está morto e enterrado a tempos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramom!

    Só Deus sabe amigo, só Deus sabe o que passa na cabeça dessa gente.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário