UNESP Recebe Alunos do E. Médio para Masterclass de Física

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (23/03) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que esta universidade recebe alunos do Ensino Médio para Masterclass de Física.

Duda Falcão

UNESP Recebe Alunos do Ensino
Médio para Masterclass de Física

Evento em São Paulo terá videoconferência
com EUA, Nova Zelândia e Porto Rico

Paulo Velloso
23/03/2012

Eliana Assumpção
Instituto de Física Teórica da Unesp
Hoje e amanhã (23 e 24/03), o Instituto de Física Teórica (IFT) e o Núcleo de Computação Científica (NCC), ambos no Câmpus da Unesp em São Paulo, receberão 30 professores e perto de 100 alunos de licenciatura e ensino médio para o programa "Masterclass:Trabalhando com a física de altas energias".

A idéia básica, segundo Sandra Padula, pesquisadora do IFT e coorganizadora do evento, é fazer com que os estudantes trabalhem tanto quanto possível como verdadeiros cientistas. “Eles vivenciam a organização internacional da pesquisa moderna e, ao mesmo tempo, aprendem sobre o mundo das partículas subatômicas”, explica.

Promovido pelo SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center), o evento é dividido em duas partes: na manhã do dia 23, sexta-feira, os professores assistirão a palestras introdutórias na área da Física de Partículas; à tarde, farão exercícios usando dados do LHC, sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons, um acelerador de partículas construído a 175 metros de profundidade na fronteira franco-suíça, próxima à Genebra.

No dia 24, sábado, pela manhã, será a vez de os estudantes fazerem os exercícios. Finalmente, no período da tarde, a partir das 16h, todos participarão de uma videoconferência, que incluirá as cidades de West Lafayette, em Indiana, nos Estados Unidos; Mayagüez, em Porto Rico; e Auckland, na Nova Zelândia, sob a coordenação do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), laboratório norte-americano especializado em física de partículas.

“Por meio da videoconferência, os alunos brasileiros compararão e discutirão seus resultados com estudantes de outros países, repetindo a forma com que os físicos de partículas trabalham nas colaborações internacionais”, diz Sandra.

Formação Aprimorada

O Programa Masterclass do IFT foi iniciado em 2008, com a adesão de apenas duas escolas. Em 2011 o reuniu cerca de 100 participantes, inclusive com professores e alunos de São Carlos e Guaratinguetá. “A intenção é tornar o evento cada vez mais abrangente e expandi-lo para todo o Estado”, afirma o pesquisador da Universidade Federal do ABC e representante do SPRACE Pedro Mercadante, que também colaborou na coordenação do evento.

Entusiasta do programa desde o início, Valéria Silva Dias, professora de Física e Química da Faculdade de Engenharia da UNESP, Câmpus de Guaratinguetá, garantiu participação este ano com 16 professores e 11 alunos do ensino médio. “Consegui reunir licenciandos em Física formados nos câmpus da Unesp em Rio Claro, Presidente Prudente, Ilha Solteira e Bauru, além de Guaratinguetá”, ela enumera.

Trabalhando há mais de 10 anos com formação de professores, ela considera de máxima importância o aprimoramento da formação inicial e da continuada. “Sem aportes como esse, os professores do ensino médio vão passar a vida falando de prótons e elétrons, ignorando os fantásticos avanços da Física”.

O Instituto de Física Teórica da UNESP fica na rua Dr. Teobaldo Ferraz, 271, Bloco II, defronte à Estação Barra Funda do Metrô.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários