Satélites Podem Ajudar a Monitorar Exploração de Petróleo

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (23/03) no site do jornal “O Globo” destacando que o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a Diretora-Geral da ANP, Magna Chambriard, defenderam o uso de satélites para monitoramento das áreas de exploração de Petróleo em alto-mar.

Duda Falcão

ECONOMIA

No Rio, Satélites Podem Ajudar a
Monitorar Exploração de Petróleo

Secretário do Ambiente e Diretora-geral da ANP
Defenderam Medida Nesta Sexta-Feira

O GLOBO
Publicado em 23/03/2012 - 19h50
Atualizado em 23/03/2012 - 19h50

RIO - O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, defenderam nesta sexta-feira o uso de satélites para monitoramento das áreas de exploração de petróleo em alto mar, e aperfeiçoar a fiscalização de acidentes. Durante reunião na sede da Agência Nacional do Petróleo, Minc sugeriu ações preventivas para se evitar novos vazamentos de óleo nas atividades de exploração petrolífera.

De acordo com o secretário, Magda Chambriard disse acreditar que a ANP possa ser autorizada a compartilhar o primeiro satélite nacional do sistema de defesa brasileiro para suas ações de monitoramento. Segundo a diretora-geral da ANP, parte das medidas sugeridas são de competência do Ibama, como a disponibilização na internet de dados sobre os estudos geológicos realizados na área a ser explorada. Também foi discutida a disponibilização no site do órgão de informações sobre o perfil técnico dos profissionais e dos equipamentos utilizados em um eventual acidente.

Minc e Magda defenderam a capacidade da Petrobras para explorar, com segurança, as camadas de petróleo no pré-sal:

- Nós temos sim condições para operar no pré-sal, mas temos que ampliar e aperfeiçoar a nossa capacidade de monitoramento de controle das operações e de fiscalização. Queremos o monitoramento por satélite, e fico contente de que a diretora-geral da ANP tenha concordado com essa sugestão - afirmou Minc, após a reunião.


Fonte: Site do Jornal O GLOBO - 23/03/2012

Comentários

  1. Agora eles começaram a usar a cabeça e entraram em um "metiê" que realmente pode entrar com grana grossa no programa espacial (sem precisar das escassas verbas que já conhecemos)

    ResponderExcluir
  2. Olá Iurikorolev!

    Humm, não tenho essa mesma certeza de que será assim como tu imaginas, mas enfim, vamos aguardar os acontecimentos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Caro Duda
    Eu falei PODE, não expressei certeza.
    O projeto nacional de desenvolvimento do governo Dilma é centralizado na indústria do petróleo. Tudo o que for relacionado com ela tem chance de ganhar verba. De biologia a helicópteros.
    Eles não querem uma indústria do petróleo gerando dinheiro apenas para os acionistas.
    Pelo menos é o que eles dizem.

    ResponderExcluir
  4. Caro Iurikorolev!

    É como você mesmo disse (pelo menos é o que eles dizem) e é aí que esta a minha desconfiança, já que entre o dizer e o fazer, existe um espaço muito grande. Sem falar no histórico totalmente desfavirável a classe politica desse país. Sendo assim, insisto, vamos aguardar os acontecimentos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário