segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

IAE Lança Com Sucesso Mais um Foguete VSB-30

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/02) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), confirmando como já havíamos divulgado o lançamento bem sucedido do foguete VSB-30 da “Operação MASER 12” do Centro Espacial de Esrange, na Suécia.

Duda Falcão

IAE Lança com Sucesso
Mais um Foguete VSB-30!

Campo Montenegro
30/11/2011

Foi realizado com sucesso o 13º vôo do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, sendo o 10º lançado a partir do Centro de Lançamento de Esrange, acrônimo de European Spaceresearch RANGE, localizado a 200 km do Círculo Polar Ártico, próximo à cidade de cidade Kiruna na Suécia. O lançamento ocorreu hoje (13/02/2012) às 10h15min horário local, 7h15min pelo horário de Brasília.

O veículo VSB-30 V16 atingiu o apogeu nominal previsto de 259 km, transportando a carga útil MASER 12, com cinco experimentos da Agência Espacial Européia (ESA), durante mais de 6 minutos em ambiente de microgravidade.

A Campanha MASER 12, mesmo nome da carga útil, envolveu equipes do Swedish Space Corporation - SSC (Suécia), German Aerospace Center - DLR (Alemanha) e Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE (Brasil), dentro do Programa de Cooperação Brasil (IAE) e Alemanha (DLR).

A carga útil foi recuperada a 99 km de distância do sítio de lançamento e dentro da área de resgate prevista.

Além de Esrange, outros três lançamentos já ocorreram a partir no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em 2004, 2006 e 2010, respectivamente.




Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, com esse 13º lançamento bem sucedido do VSB-30, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o German Aerospace Center (DLR) voltam agora suas atenções para o próximo lançamento relacionado com esta exitosa parceria de 40 anos entre o Brasil e Alemanha. Trata-se da “Operação SHEFEX II”, prevista para ser lançada em abril do Centro Espacial de Andoya, na Noruega.  Esta nova missão alemã está diretamente e indiretamente ligada com dois projetos espaciais de suma importância para o Brasil, ou seja, o "Projeto SARA" e o "Projeto do VLM-1". Aproveito para convidar ao leitor a ficar atento, pois em breve o blog estará apresentando um relatório completo sobre a “Operação MASER 12”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário