Burocracia 'Trava' Nome à Chefia do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo agora a segunda matéria de uma série de três publicadas no site do jornal “O VALE” entre os dias (02 à 11/02) tendo como destaque o Programa Espacial Brasileiro.

Duda Falcão

REGIÃO

Burocracia 'Trava' Nome à Chefia do INPE

São José dos Campos
09 de fevereiro de 2012 - 08:51

Antes de anunciar o novo diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, quer definir o presidente da Agência Espacial Brasileira e oficializar a reorganização da pasta.

A mudança na estrutura do ministério passa pela saída do INPE da Scup (Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa), do MCTI. O instituto, com sede em São José dos Campos, passaria a ser vinculado diretamente à AEB.

A portaria com a reestruturação da pasta estaria em vias de ser aprovada, de acordo com o SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia), que se reuniu com Raupp na última segunda-feira.

Já a escolha do presidente da AEB segue indefinida. José Raimundo Coelho, diretor do Parque Tecnológico de São José, foi chamado para o cargo, no entanto, não deu prazo para anunciar sua decisão.

Por um lado, Coelho não gostaria de desprestigiar o convite do amigo Raupp, seu parceiro desde a década de 80, quando trabalharam juntos no INPE.

Por outro, pretende dar continuidade a projetos iniciados no parque, como o recém lançado centro de inovação em TI da Ericsson.

"Raupp quer que haja a mesma linha de pensamento entre AEB e INPE. Isso explica a demora", afirmou o presidente do SindCT, Ivanil Elisário Barbosa.

Demora - Ele disse que Raupp se comprometeu a agilizar as definições do ministério, para que a entidade possa iniciar discussões sobre campanha salarial e projetos das instituições de pesquisa do país, entre eles, INPE e DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

"Ele entendeu que precisamos da definição sobre quem será o diretor do INPE para iniciarmos o projeto deste ano para os servidores. Essa demora prejudica o andamento de projetos da instituição", afirmou Barbosa.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 09/02/2012

Comentários