Autoridades e Fornecedores Visitam CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (07/02) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) promoveu na última quinta-feira 02/02, visita de autoridades locais e fornecedores.

Duda Falcão

Autoridades e Fornecedores Visitam CLA

Comunicação Social – DCTA
07/02/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) promoveu na última quinta-feira 02/02, visita de autoridades locais e fornecedores. A visita teve como objetivo apresentar os novos sistemas em implantação no Centro e projetos da Agência Espacial Brasileira (AEB) em Alcântara, ambos acompanhados pelo novo diretor do CLA. A visita faz parte de esforço inicial visando um acordo de cooperação entre fornecedores de tecnologias e os centros tecnológicos como universidades e demais instituições ligadas ao ensino e pesquisa. Durante a visita estiveram presentes Washington Luís Vieira, Vice-Governador do Estado do Maranhão, Thyrso Vilella Neto, Presidente Interino da Agência Espacial Brasileira (AEB), o professor José Augusto de Oliveira, Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Olga Maria Lenza Simão, Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de secretarias e outros órgãos ligados ao Governo do Maranhão como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA). Além das autoridades locais, estiveram também presentes representantes de empresas fornecedoras de tecnologias ao Centro como FONMART, AVAYA e BOSCH.

Durante a visita, os convidados assistiram uma apresentação institucional do Centro ministrada pelo Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA. O Presidente Interino da AEB, Thyrso Vilella Neto apresentou avanços e desafios do Programa Espacial Brasileiro. Os convidados receberam ainda informações sobre os projetos da AEB em desenvolvimento na região de Alcântara. O Coronel R/1 Nilo Sérgio de Oliveira Andrade, Ex-diretor do CLA e atual Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB mostrou detalhadamente o projeto de construção do novo atracadouro que servirá de apoio logístico ao Centro de Lançamento de Alcântara e à população local. Entidades parceiras da Agência Espacial Brasileira nos projetos para Alcântara também apresentaram suas propostas para melhoria da qualidade de vida e inclusão social das comunidades locais. O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) que congrega empresas e organizações do terceiro setor para promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IBRADES) apresentaram soluções para geração de emprego e renda sintetizados pelo projeto “Alcântara Sustentável”. Com o projeto prevê-se a criação de cooperativas locais com orientação de técnicos especializados com objetivo de fomentar a economia local por meio de usinas de reciclagem, fábricas de tijolos com materiais de baixo custo para construção de casas populares e geração de energia com fontes alternativas, dentre outras ações. O Vice-Governador do Estado do Maranhão, Washington Luís de Oliveira, destacou a importância dos projetos para o crescimento do estado e a contribuição do Centro de Lançamento de Alcântara para modernização tecnológica do Maranhão.

As atividades seguiram com visita dos convidados ao Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), onde conheceram o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) utilizados em campanhas de lançamento do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Ainda no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), os visitantes conheceram as dependências da Casamata e da Torre Móvel de Integração (TMI). A visita foi encerrada com uma operação simulada de lançamento realizada na Sala de Controle do Centro Técnico.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários