INPE Nordeste Aposta na Formação de Recursos Humanos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (16/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Centro Regional Nordeste do INPE está apostando na formação de recursos humanos através do "Projeto CONASAT". (veja a nota: “CRN Desenvolve Constelação de Nanosatélites para o SBCD”).

Duda Falcão

INPE Nordeste Aposta na
Formação de Recursos Humanos

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2011

Por meio do projeto CONASAT, que prevê o uso de nanosatélites para a coleta de dados ambientais, o Centro Regional Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CRN/INPE), em Natal (RN), promove um treinamento em STK (Satellite Tool Kit) no período de 21 a 25 de novembro.

“O STK serve para análise e operação de missões espaciais e de defesa. A capacitação técnica no uso dessa ferramenta serve aos propósitos do projeto CONASAT, destinado a formar recursos humanos que contribuam para o ensino e a execução das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação associadas ao PNAE (Programa Nacional de Atividades Espaciais)”, explica Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, chefe do CRN/INPE.

O objetivo principal do projeto CONASAT é conceber uma solução para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCD) baseada no uso de nanosatélites (satélites de 1 a 10 kg) e em tecnologias emergentes nos ramos da eletrônica e de telecomunicações.

“Esse projeto está permitindo a capacitação de recursos humanos e a agregação de especialistas no CRN/INPE, com o objetivo de definir uma missão espacial em todos os seus ciclos de vida e em conformidade com os padrões internacionais aplicados à área espacial para uma missão de coleta de dados ambientais”, completa Manoel Carvalho.

Participam do curso profissionais do INPE, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (LSI/USP), da MECTRON e da ATECH.

Instalações do INPE Nordeste, em Natal, onde será
realizado o curso do software STK


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: Esse é um projeto muito interessante que surgiu da iniciativa de pessoas de visão locadas no INPE, na UFRN, e em outras instituições do PEB. Entretanto, em minha opinião já deveria está sendo feito um esforço paralelo para buscar um meio adequado de acesso ao espaço para esses nanos, picos, tubes, cubesats e carga úteis dessa natureza aqui no Brasil, já que o VLM-1 não é um veículo adequado para esses tipos de satélites e muito menos o VLS-1. É importante salientar ao leitor que a tecnologia para isso já existe no país e em pouco tempo poderia se montar um lançador de satélite desse porte, bastando para isso tomar a decisão de fazê-lo. A própria “Edge Of Space” tem projetos nesse sentido utilizando os motores S-43, S-44, entre outros, todos desenvolvidos no IAE, bastando para isso entrar em contato com eles.

Comentários