TerraClass Mapeia Uso e Cobertura da Terra da Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (01/09) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o ‘Projeto TerraClass’ do instituto, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), apresentará nesta sexta-feira (02/09) em Brasília, os resultados inéditos do mapeamento do uso e cobertura da terra das áreas desflorestadas da Amazônia.

Duda Falcão

TerraClass Mapeia Uso e
Cobertura da Terra da Amazônia

Quinta-feira, 01 de Setembro de 2011

Nesta sexta-feira (2/9), em Brasília, serão apresentados resultados inéditos do mapeamento do uso e cobertura da terra das áreas desflorestadas da Amazônia. Os estudos do projeto TerraClass são resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

O TerraClass mapeou os 18% do bioma Amazônico já desmatados, gerando uma classificação dos diversos usos e situações, em cada um dos nove estados da região. As análises foram feitas a partir de informações resultantes do levantamento detalhado do desflorestamento ocorrido até 2008, obtidas pelo PRODES (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), do INPE.

De acordo com a equipe técnica do Centro Regional da Amazônia do INPE e da EMBRAPA Informática Agropecuária e EMBRAPA Amazônia Oriental, foram geradas informações essenciais para a gestão do uso da terra na Amazônia, sobretudo das áreas já alteradas, permitindo um melhor aproveitamento do potencial produtivo e reduzindo a pressão sob as áreas florestadas na região. As instituições elaboraram mapas e estatísticas dentro da escala de estados e municípios e para as unidades de conservação e terras indígenas. Todos os dados estão espacializados, permitindo a execução de análises em diferentes escalas de abordagem e recortes espaciais.

As pesquisas contaram com apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), financiado pelos sete países mais ricos do mundo, mais a Holanda e a Comissão Européia, com gestão do Banco Mundial. Os recursos foram geridos pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

Apresentação

Os resultados do TerraClass serão apresentados pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, durante cerimônia no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, às 10 horas, nesta sexta-feira (2). Participam ainda dirigentes da Embrapa e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outras autoridades e membros da comunidade científica.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários