ITA Comemora 50 Anos da Pós-Graduação em Engenharia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (21/09) no site do “Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)” destacando que o instituto comemora 50 anos de criação da “Pós-Graduação em Engenharia”.

Duda Falcão

ITA Comemora 50 Anos de Criação
da Pós-Graduação em Engenharia

Seção de Relações Públicas
21/09/2011

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comemora, na próxima sexta-feira (23), às 9h, no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, em São José dos Campos, 50 anos de criação do curso de Pós-Graduação em Engenharia. A cerimônia contará com homenagens a ex-dirigentes da Pós-graduação do ITA, palestras e painéis sobre a história, desafios e avaliação dos cursos de pós-graduação.

Desde janeiro de 1961, o ITA ministra cursos de Mestrado e Doutorado, hoje coordenados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Até o momento, formou 2.026 Mestres, sendo 187 militares; 400 doutores, entre eles 23 militares; e 714 Mestres Profissionais, dos quais 13 são militares.

Programas e Áreas dos Mestrados e Doutorado Acadêmicos:

Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica

- Infraestrutura Aeroportuária
- Transporte Aéreo e Aeroportos

Física

- Física Atômica e Molecular
- Física Nuclear

Engenharia Aeronáutica e Mecânica

- Aerodinâmica, Propulsão e Energia
- Física e Química dos Materiais Aeroespaciais
- Mecânica dos Sólidos e Estruturas
- Mecânica e Controle de Vôo
- Produção
- Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica

Engenharia Eletrônica e Computação

- Dispositivos e Sistemas Eletrônicos
- Informática
- Microondas e Optoeletrônica
- Sistemas e Controle
- Telecomunicações

Mestrado Profissional:

Mestrado Profissional é oferecido no ITA por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica. Em 2002, foi reconhecido pela CAPES e hoje contempla áreas de engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e de Turbina a Gás.

Encontram-se matriculados na Pós-Graduação do ITA 389 alunos de Doutorado, 394 alunos de Mestrado e 438 alunos de Mestrado Profissional.

Diante do cenário atual de desenvolvimento do País, o ITA continua marcando presença na geração de recursos humanos de alto nível, além de contribuir para o progresso da ciência por meio de diversos programas de pesquisa que visam ampliar o conhecimento teórico e aplicado, responsável pela geração de tecnologias inovadoras.

Um Pouco de História:

O ITA foi idealizado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, pioneiro do Correio Aéreo Nacional, homem dotado de forte otimismo e grande visão, que a todos contagiava com seu espírito de brasilidade. Defendia a tese segundo a qual, para se formar uma elite capaz de promover e apoiar uma política de desenvolvimento amplo das atividades aeronáuticas no país, haveria necessidade de se construir um grande Centro de ensino pesquisa e desenvolvimento que semearia os fundamentos para os progressos educacionais, científicos, tecnológicos e industriais do Brasil, no setor aeronáutico. O Instituto foi pioneiro na criação de cursos de Pós-Graduação em Engenharia no país. Em 4 de janeiro de 1961, as atividades estiveram sob responsabilidade de uma Comissão de Pós-Graduação, cujo trabalho apoiou-se em normas aprovadas pela Congregação do ITA. Amadurecida a experiência, essas normas vieram a servir de base à regulamentação dada aos Cursos dos Programas de Pós-Graduação por Portaria do então Ministério da Aeronáutica. Em 19 de julho de 1970, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) incluía o ITA entre os centros de excelência em Pós-Graduação em Engenharia. O primeiro título de Mestre foi conferido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1963, e o primeiro título de Doutor, em 1970.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), seus servidores, professores e alunos pelos 50 anos de criação da “Pós-Graduação em Engenharia” do instituto. É claro que nesses 50 anos poderia ter sido feito bem mais, mas infelizmente os governos que se seguiram nesse período não eram formados por visionários como o Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, na realidade muito pelo contrário, e assim sendo, o resultado alcançado foi dentro do possível. Parabéns a todos vocês.

Comentários