IAE Retoma Ensaios com o Motor-Foguete Líquido L5

Olá leitor!

Segue abaixo um comunicado publicado hoje (06/09) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)" destacando que desde o início de agosto o do Laboratório de Propulsão Líquida (LPL), da Divisão de Propulsão Espacial (APE), vem realizando ensaios a quente do motor-foguete  a propelente líquido L5.

Duda Falcão

Retomados os Ensaios do Motor L5

Campo Montenegro
06/09/2011

Desde o início de agosto, a equipe do Laboratório de Propulsão Líquida (LPL), da Divisão de Propulsão Espacial (APE), vem realizando novamente os ensaios a quente do Motor L5, motor foguete a propelente líquido, com 5 kN de empuxo (vácuo), que funciona com oxigênio líquido e etanol. Os ensaios de qualificação do Motor L5 haviam sido interrompidos em 2005, quando o 1º cabeçote de injeção já havia sido testado em mais de 50 tiros, tendo totalizado aproximadamente 400 s de queima.

Atualmente, está sendo testado um 2º cabeçote de injeção, idêntico ao anterior, possuindo 60 injetores do tipo centrífugo bipropelente, além dos 72 orifícios para refrigeração das paredes da câmara de combustão. Até o momento, esse cabeçote já foi testado por mais de 120 s com sucesso.

No dia 31 de agosto, foi realizado um ensaio de queima do Motor L5 para os oficiais generais do DCTA, o evento contou com a presença do Exmo Sr Diretor-Geral do DCTA, Ten Brig Ar Pohlmann, Maj Brig Ar Alvani, Brig Ar Wander, Brig Eng Kasemodel e do Diretor IAE, Brig Eng Pantoja. Nesta oportunidade, o Cel Santana Jr. (Chefe da SESP), o Tecnol. Daniel e Tecnol Afonso (Chefe da APE) apresentaram os projetos e atividades em andamento na APE, tais como: Motor L5; o Motor L75, com 75 kN de empuxo, querosene e oxigênio líquido, e com turbobomba; e o sistema pirotécnico de separação do 1º estágio do VSISNAV.

Os ensaios do Motor L5 estão sendo realizados, também, com o apoio da Divisão de Integração e Ensaio (AIE) e da Divisão de Mecânica (AME) do IAE, com previsão de encerramento do etapa de qualificação em dezembro de 2011.

Clique em cima das fotos para ampliar


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Que bom, e talvez isso signifique que o IAE resolveu finalmente dar uma utilidade prática a esse motor, como era inicialmente o seu objetivo. O leitor bem informado deve lembrar que o motor L5 estava previsto para ser usado no quarto estágio do VLS-1 em substituição do motor S44 de propulsão sólida. Entretanto, quem sabe se o objetivo não será outro, vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários

  1. Duda, deve estar havendo alguma confusão com a designação dos motores, e a notícia se refere a outro e não ao L-5.

    Pela descrição o L-5 é apenas um pequeno dispositivo para testes conceituais básicos sobre propulsão líquida, como uma versão um pouco mais elaborada dos motores experimentais que Robert Goddard e diversos pesquisadores alemães contruíam na década de 1930. Inclusive o combustível utilizado (LOx + álcool)é ótimo para fins acadêmicos, pois é possível misturar água ao álcool e assim controlar a temperatura máxima da chama, mas seu impulso específico é muito baixo para aplicações espaciais práticas. O máximo que já se tentou fazer com este combustível foram foguetes de sondagem no final da década de 1940. Não é realista esperar que ele seja usado em um foguete lançador como o VLS, pelo menos não com este combustível, e para combustíveis mais energéticos sistemas de refrigeração muito mais elaborados precisariam ser desenvolvidos, pois que eu saiba o L-5 usa simples refrigeração irradiativa.

    Para você ter uma idéia, o motor mostrado na primeira foto é uma derivação (talvez uma maquete) do RD-0109 russo,que é 10 vezes maior que o L-5 em termos de empuxo e usa Lox + querosene e refrigeração regenerativa.

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  2. Olá Leandro!

    Tudo bem com você amigo? Olha, veja bem, a matéria está correta sim, pois a mesma é oficial do Comando da Aeronáutica. Agora, se esse motor vai ser usado no VLS é algo que está sendo levantado por mim devido ao fato de que inicialmente esse era o plano do IAE, ou seja, usá-lo como substituto do S-44, motor sólido do quarto estágio do VLS. Entretanto, pode ser que ele esteja sendo desenvolvido para ser usado numa versão mais potente do foguete VS-15, não sei, não tenho essa informação, mas certamente tem uma boa razão para isso. Quanto à maquete que você citou, é a maquete do motor-foguete L75 que foi produzida pela "Acrux Aerospace Technologies" do Oswaldo Loureda e eu tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente a ultima vez que estive em São José dos Campos. (Veja a nota no blog: “IAE Recebe Maquete do Motor-Foguete Líquido L-75”). Certamente a foto apareceu na reportagem, pois se tratava de uma visita oficial de vários oficiais da Aeronáutica que ainda não tinham visto a maquete, tá ok amigo?

    Forte abraço

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  3. Olá ,Duda
    Comparando as pessoas que estão perto da maquete do L75 ,me parece que este motor tem um tamanho respeitável ,junto com tamanho muito mais complexidade também .

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  4. Olá André!

    Sem dúvida nenhuma amigo, apesar do mesmo ser baseado no motor-foguete russo "RD 0109" que foi desenvolvido no final da década de 50 do século passado. Quando o mesmo estiver a disposição facilitará muito o desenvolvimento de foguetes mais potentes, já que o mesmo pode ser montado em cacho. Entretanto, não acredito que o IAE irá esperar o seu desenvolvimento para lançar o VLS-Alfa. Vamos aguardar os acontecimentos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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