IAE Realiza Ensaio Funcional de Separação do VLS

Olá leitor!

Segue abaixo um comunicado publicado hoje (05/09) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)" que nesse mês de setembro será realizado o ‘Ensaio Funcional de Separação de Estágios do VLS'.

Duda Falcão

Ensaio Funcional de Separação do VLS

Campo Montenegro
05/09/2011

Com objetivo de testar o sistema de separação entre o primeiro e segundo estágios do VLS, está sendo preparado o Ensaio Funcional de Separação de Estágios, na Torre de Integração do Laboratório de Integração de Lançadores da Divisão de Integração e Ensaios (AIE).

Os módulos, que estão sendo equipados em bancadas, começaram a ser integrados na Torre de Ensaio com previsão de estarem, os quatro motores do 1º Estágio, integrados até segunda-feira 05/09/2011.

Equipes de várias divisões do Instituto (Divisões de Química, Eletrônica, Propulsão Espacial, Sistemas Espaciais, Gerência de Projetos , Qualidade, entre outras) estão envolvidas nesta Operação sob coordenação da Divisão de Integração e Ensaios.

O Ensaio está previsto para ocorrer neste mês de setembro de 2011.

Clique em cima das fotos para ampliar


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Que bom, espero que isso venha significar que o vôo tecnológico do “VLS-1 XVT-01” segue para cumprir o cronograma de lançamento previsto para o segundo semestre de 2012. Não há espaço para mais atrasos e o governo DILMA tem de cumprir esse compromisso assumido na cerimônia de posse do atual presidente da AEB (Marco Antônio Raupp) pelo seu ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante. Avante DCTA/IAE.

Comentários

  1. Olá Antônio!

    As fotos você pode encontrar no site do IAE (por alguma razão desconhecida por mim não conseguir postá-las aqui no blog) e o vídeo não foi divulgado, tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  2. Quando finalmente ocorrer o vôo do vls xvt,vou sair daqui do Paraná e ir até o Maranhão para acompanhar esse evento histórico...

    ResponderExcluir
  3. Olá Leo!

    Não acredito que você tenha acesso ao local, pois deverá está parecendo uma fortaleza com uma segurança por terra, mar e ar de no mínimo um raio de 50 km de distância do CLA.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Vídeo do ensaio http://www.youtube.com/watch?v=JERkVapJHuM

    ResponderExcluir
  5. Olá Itc!

    Esse vídeo já está postado no blog e foi colocado no youtube pelo nosso canal. De qualquer forma obrigado pela dica.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário