Governo Fecha Proposta do Satélite SGB

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (23/09) no site “www.teletime.com.br” destacando que o governo fechou a proposta do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).

Duda Falcão

POLÍTICA

Governo Fecha Proposta de Satélite
Geoestacionário Brasileiro

Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 17h57

O governo concluiu a proposta de lançamento de um satélite geoestacionário nacional em reunião realizada nesta sexta, 23, no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Os recursos para o projeto serão da ordem de R$ 716 milhões, conforme previsto no Plano Plurianual que em agosto foi enviado para votação do Congresso.

Participaram da reunião o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Murilo Barboza, o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, além de Paulo Bernardo e do diretor do departamento de banda larga do Minicom, Arthur Coimbra. "Acreditamos que possamos levar o projeto à presidenta na próxima semana", disse Bernardo na saída do encontro. Mantido o cronograma com o qual trabalha o Minicom o lançamento acontece em 2014.

O satélite nacional é uma demanda antiga, principalmente das Forças Armadas, que hoje contrata serviços satelitais de empresas privadas. O satélite brasileiro também teria capacidade de ajudar no controle do tráfego aéreo e alguma capacidade disponível para uso comercial a ser gerida pela Telebrás.

Reformulação

O governo estuda ainda uma reformulação no Programa Espacial Brasileiro. A proposta, que teria sido levada ao ministro Aloizio Mercadante pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, prevê a fusão da AEB com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, assim, a criação de um novo órgão para comandar o programa. Tal reformulação, contudo, ainda não está fechada dentro do governo.

Evento

A estratégia do governo para o projeto do satélite nacional e sua integração com o Plano Nacional de Banda Larga são tema do Congresso Latino Americano de Satélites, organizado pela Converge Comunicações e pela revista TELETIME nos dias 6 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro. Estão confirmados no evento representantes do Ministério das Comunicações (Maximiliano Martinhão, secretário de telecomunicações), Anatel (Jarbas Valente, conselheiro) e representantes das Forças Armadas, além dos principais executivos das operadoras de satélite que operam no Brasil. Mais informações pelo site www.convergecom.com.br/eventos ou pelo telefone 0800 77 15 028.



Comentário: Lançamento desse satélite em 2014? Pago pra vê ministro Paulo Bernardo torcendo que o senhor tenha força política para realizar algo assim, já que esse satélite é de extrema necessidade para a segurança de nosso país. Entretanto, do jeito que as coisas são feitas no Congresso não acredito nessa possibilidade e a minha aposta otimista seria por volta de 2020, quando provavelmente outros ministros estarão colhendo os louros por esse feito. Boa sorte.

Comentários