Equipe do Liceu de Barbalha Participa de J. B. de Foguetes

Olá leitor!

A equipe TRAVELERES OF THE TIME, composta pelos jovens  Vicente Alves Torquatro, Washington Moura Braz, Hyago dos Santos Sampaio e Elias Matias Neto, alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Liceu de Barbalha, na coordenação do prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, foi selecionada para participar da modalidade nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes (III Jornada Brasileira de Foguetes).

Em sua terceira edição, a Jornada Brasileira de Foguetes, acontecerá nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, na cidade de Passa Quatro – MG, onde durante a referida jornada, as trinta melhores equipes do Brasil, apresentarão seus projetos e concorrerão entre si pela classificação de primeiro lugar do país.

Conforme regulamento da olimpíada, os foguetes foram confeccionados exclusivamente com garrafa plástica tipo PET, sendo movido a partir de gases produzidos durante a neutralização do ácido acético pelo bicarbonato de sódio; o arremesso deverá ter início em uma plataforma construída com material reciclado e deve seguir uma contagem regressiva.

A equipe TRAVELERES OF THE TIME do ‘Liceu de Barbalha’ juntamente com outras oito equipes estarão representando o Estado do Ceará no evento.

As equipes cearenses selecionadas (dentre as 30 melhores em desempenho do país) foram: Colégio da Polícia Militar do Ceará (Fortaleza), Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães (Tabuleiro do Norte), Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio Elza Goersch (Forquilha), Escola Estadual de Educação Profissional Senador Pompeu (Senador Pompeu), Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara (São Gonçalo do Amarante), Escola Estadual de Educação Profissional Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas), Escola de Ensino Médio (Ibicuitinga), Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva (Barbalha) e a Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha (Fortaleza). Veja abaixo a lista de todas as escolas selecionadas (convidadas) de todo o Brasil.

Clique na foto para ampliar

A Olimpíada Brasileira de Foguetes – OBFOG, em sua quinta edição, contou com a participação de 900.000 alunos espalhados por todo o país, sendo ela uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas pessoas do Astrônomo Prof. Dr. João Batista Canalle e Dra. Pâmela Marjorie C. Coelho.

Duda Falcão


Fonte: Com informação do Liceu de Barbalha

Comentários