CPTEC Realiza Curso de Satélite para Agricultura

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (05/09) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do instituto irá promover nos dias 12 e 13/09 o “Curso Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura”.

Duda Falcão

Profissionais do Setor Agrícola
Participam de Curso à Distância
Sobre Meteorologia por Satélite

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2011

Nos dias 12 e 13 de setembro, será realizado o Curso Meteorologia por Satélite aplicada à Agricultura. As aulas serão ministradas à distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

Promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), o curso irá auxiliar profissionais envolvidos com o setor agrícola a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na aplicação da informação agrometeorológica.

O objetivo do curso é melhorar a eficiência da produção agrícola, contribuindo para um ambiente sustentável. É destinado a engenheiros agrônomos, técnicos e produtores e, também, meteorologistas, ambientalistas, geólogos e hidrólogos envolvidos no gerenciamento dos recursos do solo.

Serão abordados quatro temas: Agrometeorologia por Satélite; Índice de Vegetação por Diferença Normalizada e Temperatura da Superfície Continental; Precipitação e Número de Dias sem Chuva, e Apresentação do SIGMACAST: Aplicações à Agricultura, ministrados, respectivamente, pelos pesquisadores Luciana Miura Sugawara (DSR/INPE), Leonardo Peres (UFRJ), Daniel Alejandro Vila (CPTEC/INPE) e Fabiano Morelli (CPTEC/INPE).

A programação e outras informações estão disponíveis na página:
http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-agricultura/index.php?lang=pt-br


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários